ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Heranças acústicas e pós-memória no cinema |
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Autor | Tiago Jorge Alves Fernandes |
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Resumo Expandido | Na década de 90, Marianne Hirsch propôs o termo pós-memória na sua obra " The Generation of Postmemory - Writing and Visual Culture after the Holocaust" como um processo de transmissão transgeracional assente na construção de uma memória coletiva a partir dos acontecimentos que ocorreram durante o Holocausto. No cinema e, principalmente no documentário, o conceito de pós-memória tem sido trabalhado repetidamente, em questões como aquela que Hirsch usou para a sua pesquisa e em outros contextos que muitas vezes vão além do domínio público e que se direcionam para relações mais pessoais ou familiares. É neste contexto, de construção de pós-memória a partir de uma obra cinematográfica, que resolvi selecionar dois filmes que trabalham estes temas de maneira particularmente relevante. No primeiro filme, "Bostofrio" (2018), o diretor Paulo Carneiro ruma a um pequeno vilarejo no Nordeste de Portugal em busca de memórias dos habitantes que o ajudem a construir uma historiografia do avô que ele nunca conheceu. No segundo filme, "António, Lindo António" (2015), a realizadora Ana Maria Gomes questiona os motivos pelos quais um tio desconhecido emigrou para o Brasil há 50 anos atrás e nunca mais regressou à sua aldeia natal. Como duas obras em que o processo de memória é construído a partir do relato oral dos moradores e dos familiares dos lugares retratados, uma vez que os protagonistas não possuem uma memória efetiva de seus entes queridos, a construção memorial é concebida essencialmente a partir do património sonoro transmitido pelos intervenientes retratados nos filmes, nomeadamente dos testemunhos orais que podemos escutar em ambas as obras fílmicas. Mas mais do que isso, interessa-me sobretudo analisar a construção de pós-memória levada a cabo pelo espectador e de que forma a banda sonora do filme contribui implicitamente para o fenómeno identificado. |
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Bibliografia | CAVALCANTI, A. (1995). “Discussão sobre o filme sonoro”. In Alberto Cavalcanti, eds. L. Pellizzari & C. M. Valentinetti (pp. 186-190). São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. |