ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Gestos ensaísticos no cinema de realizadoras do Sul global |
|
Autor | Julia Vilhena Rodrigues |
|
Resumo Expandido | O trabalho se debruça sobre as possibilidades estéticas e narrativas do cinema ensaio, a partir de obras cinematográficas de realizadoras do sul global. Pretende-se fomentar uma reflexão a respeito do gesto ensaístico no campo do documentário, analisando a diluição de fronteiras que esses filmes operam na medida em que se deixam atravessar pela ficção e pela dimensão subjetiva da realizadora, que assume um lugar central no filme-ensaio. Daremos ênfase às imbricações da palavra e da imagem no esforço do cinema-ensaio de traduzir pensamento em forma, sem a intenção de esgotar uma ideia ou chegar a uma forma acabada, estimulando um pensamento transdisciplinar. A fim de extrair os sentidos do conceito de “speak nearby” (falar ao lado), proposto pela realizadora vietnamita Trinh Minh-ha, faremos uma aproximação das escritas cinematográficas, que trazem a reflexividade e multivocalidade para a tessitura do texto. Partindo da análise transversal de alguns filmes, propomos discutir suas propostas estéticas e discursivas em diálogo com pensadores(as) da pós- e decolonialidade, a fim de refletir sobre os pontos de convergência das obras e as potencialidades de uma poética da margem em um pós-Terceiro Cinema de mulheres realizadoras. Palavras-chave: Filme-ensaio; Sul global; Mulheres realizadoras; Margem; Decolonialidade. |
|
Bibliografia | HOLE, K. L. (Ed.), Jelača, D. (Ed.), Kaplan, E. A. (Ed.), Petro, P. (Ed.). (2017). The Routledge Companion to Cinema & Gender. London: Routledge. |