ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | O cinema e as outras artes em Salvador nos anos 1950 |
|
Autor | Cyntia Araújo Nogueira |
|
Resumo Expandido | A comunicação consiste numa análise das relações históricas, políticas e estéticas entre o cinema e as outras artes em Salvador nos anos de 1950. Para além da atuação do crítico e historiador Walter da Silveira à frente do Clube de Cinema da Bahia e de seu diálogo com uma emergente cena da crítica e do cinema independentes no Brasil, apontamos que essa produção só foi possível a partir de uma forte interação com o desenvolvimento de outros campos artísticos e áreas do conhecimento, a partir do processo de modernização urbana, artística e cultural da cidade, marcado, por sua vez, pela emergência de um "mundo negro" no tecido social hegemônico da capital baiana, ex-metrópole colonial do Atlântico Sul. É dentro desse contexto que é possível identificar o surgimento de práticas, técnicas e conceitos artísticos que se alimentam e retroalimentam, dentro de um processo de convergências/divergências/interdependências entre as condições de produção e reprodutibilidade, bem como de diferentes concepções de mundo, de arte, de cultura, do moderno, do popular, mas também da agência afro-descendente, na constituição de uma cinematografia no estado nesse período. Tendo em vista o conceito benjaminiano de “origem-turbilhão” (BENJAMIN, 1928, apud DIDI-HUBERMAN, 2015), que arrastaria consigo as matérias e resíduos do que passou, pretendemos identificar não uma gênese dentro de uma perspectiva evolutiva, mas diferentes virtualidades que marcam o desenvolvimento da arte e do cinema modernos em Salvador a partir do pós-guerra, primeiro com o surgimento de um movimento modernista nas artes e com a criação do Clube de Cinema da Bahia, por Walter da Silveira; depois com a fundação da Escola de Teatro da UFBA, dirigida por Martim Gonçalves, e do Museu de Arte Moderna da Bahia, concebido e projetado por Lina Bo Bardi. Se, como aponta Benjamin (2009), a escrita da história só é possível como montagem, buscamos justapor e contrapor diferentes caminhos percorridos a partir das relações de interdisciplinariedade entre o cinema e as outras artes nesse período, o que implica também numa relação de transdisciplinariedade com outras áreas do conhecimento, particularmente do campo das humanidades. Nesse sentido, torna-se fundamental analisar, ao nosso ver, a natureza das relações simbólicas e de poder que serão estabelecidas por essa cinematografia com o universo das culturas e das artes populares e, em especial, afro-baianas, em diálogo, ainda, com as diferentes perspectivas do moderno apresentadas por esses pensadores e pensadoras da cultura e das artes na Bahia ao longo da década. |
|
Bibliografia | BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, p. 499-530, 2009. |