ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Tecnologias Impossíveis |
|
Autor | Paola Barreto Leblanc |
|
Resumo Expandido | Associando saberes e práticas de campos interdisciplinares, incluindo filosofia da técnica, antropologia e arqueologia de mídias, proponho essa comunicação que parte das condições de possibilidade para o surgimento de tecnologias de registro como a fotografia, o fonógrafo e o cinema, pensando sua inscrição em um projeto de expansão e domínio colonial. Por fim trago exemplos de reapropriação dessas tecnologias por sujeitos e grupos marginalizados e ou subalternizados no Brasil ao longo dos últimos 40 anos. Ao analisar o advento das tecnologias audiovisuais como agenda da colonialidade / modernidade (e do capitalismo), pretendo expor complexidades de dispositivos e infra-estruturas, inseridos em um discurso que enaltece o progresso civilizatório, mas é indissociável da exploração de povos e territórios. Pretendo assim analisar alguns exemplos onde tecnologias de comunicação e informação historicamente constituídas como instrumentos de vigilância, controle e assujeitamento são (re)apropriadas em narrativas desobedientes nas artes e no audiovisual por minorias políticas, localizando produções e processos que subvertem conceitos e formatos tradicionais de mídia e tecnologia em seus modos de criação ou narrativas. Para tanto busco exemplos através da história das artes e de seus processos criativos, entendidos como lugares de produção de novas imaginações políticas e novos modelos tecnológicos. Proponho a reflexão sobre como distintas concepções de arte podem nos orientar em direção a uma perspectiva tecnodiversa. Trata-se de uma abordagem que parte de um pensamento da técnica que não se apresenta “neutro”, mas situado, e que procura incorporar subjetividades habitualmente identificadas como não pertencentes ao campo da tecnologia como produtoras de inovação. Diante dos retrocessos que o país vive, precisamos reinventar a tecnologia, as interfaces e a história do conhecimento. |
|
Bibliografia | BARROS, Laan Mendes de; FREITAS, Kênia. Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. Revista Eco-Pós, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 97-121, 26 dez. 2018. Revista ECO-Pós. |