ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno |
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Autor | Diego Kern Lopes |
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Resumo Expandido | Nesse trabalho apresentamos os registros audiovisuais dos depoimentos das populações ribeirinhas do Rio Doce atingidas assim como registros audiovisuais da intensa movimentação dos trens da empresa Vale que transportam o minério de ferro extraído em Minas Gerais para ser descarregado e exportado através do porto de Tubarão em Vitória, no Espírito Santo. A exposição do trabalho consiste na projeção de ambos os registros, lado a lado. Entretanto, o áudio dos mesmos é coordenado por uma alavanca situada entre os dois projetores. A alavanca, em sua posição de repouso garantida por uma mola, transmite somente o áudio – avassalador – dos trens. Para escutar o áudio dos depoimentos dos atingidos, o público deve acionar a alavanca tensionando, dessa forma, a mola. Esse tensionamento faz com que o espectador seja envolvido (afinal é preciso, além de deliberar, manter de forma física a deliberação do acionamento) no depoimento dos atingidos. Dessa forma, assim como o corpo dos atingidos pelo desastre, o corpo dos espectadores também é afetado no processo. Com esse trabalho buscamos compartilhar nossa vivência com um público maior e apresentar esta experiência a partir de mecanismos que extrapolem o texto, o artigo e o convencimento argumentativo. A ideia foi provocar a criação de uma experiência singular na vida de todos os participantes, entendendo-a como o resultado de uma experiência que mobiliza os afetos. Ao virar a alavanca e sustentá-la, o espectador escolhe ouvir os depoimentos e silenciar o trem. Essa ação artística também teve como objetivo a instalação do mecanismo em diversos espaços a fim de divulgar a situação dos atingidos para o maior número de pessoas possíveis. |
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Bibliografia | BALSOM, Erika. Irreprodutível: cinema como evento. In.: Menotti, Gabriel; Bastos, Marcos; MORAN, Patrícia. Cinema apesar da imagem. São Paulo: Intermeios, 2016. |