ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Dois documentários sob a perspectiva da historiografia audiovisual |
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Autor | Arthur Autran Franco de Sá Neto |
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Resumo Expandido | A comunicação abordará os documentários de média-metragem São Paulo: sinfonia e cacofonia (1994) e Sobre os anos 60 (2000), ambos dirigidos por Jean-Claude Bernardet. O primeiro é um filme totalmente constituído por fragmentos de diversas produções cinematográficas brasileiras (de ficção e de não-ficção) realizadas ao longo do século XX e que, de alguma maneira, se relacionam com a cidade de São Paulo. Já o segundo é constituído predominantemente por material proveniente de outras produções audiovisuais, além de obras de artes plásticas, fotografias e material de imprensa, tratando-se de uma reflexão sobre a cultura brasileira, especialmente o cinema, na década de 1960, bem como a respeito dos principais desdobramentos políticos nacionais do período. Os documentários de Bernardet, entretanto, não apelam para a cronologia de maneira a costurar estes materiais e nem se escoram predominantemente em aspectos geográficos ou fatos históricos mais conhecidos acerca dos temas tratados. No caso de São Paulo: sinfonia e cacofonia, o filme organiza-se por meio de alguns motivos temáticos e/ou visuais que se sucedem ao longo de quase quarenta minutos – por exemplo: o tema da multidão, que surge logo no início documentário, conjuga obras bem diferentes entre si tais como A opção (Ozualdo Candeias, 1981) e fitas de não-ficção realizadas por diretores sem reconhecimento artístico. Já Sobre os anos 60 destaca algumas questões relevantes para a produção artística deste decênio, tais como a representação do povo ou a função do intelectual na sociedade, analisando-as a partir dos materiais elencados acima e com uma diferença importante em relação ao outro documentário: as obras canônicas do cinema brasileiro ganham mais destaque. Assim mesmo, estas últimas não são colocadas em um pedestal, mas retrabalhadas de maneira a possibilitar novas leituras sobre o período abordado. É de se destacar ainda que ambos os documentários possuem trilhas sonoras sofisticadas, seja pela música utilizada, seja ao interpolar o som originalmente utilizado em um determinado filme sobre as imagens de outro. A perspectiva proposta para discutir os filmes de Bernardet tem como base a historiografia audiovisual, tal como postulada por Luís Alberto Rocha Melo (2016), para a qual se trata de analisar o discurso sobre a história do cinema construído por documentários ou mesmo filmes de ficção. Outrossim, também parto do pressuposto, a ser trabalhado na comunicação, de que São Paulo: sinfonia e cacofonia e Sobre os anos 60 são respostas de Bernardet à crise do discurso historiográfico que ele mesmo diagnosticou no livro fundamental Historiografia clássica do cinema brasileiro (1995). Afigura-se que, para Bernardet, uma das respostas possíveis ao discurso de viés fortemente nacionalista em termos ideológicos, fundamentado em uma narrativa embasada na cronologia e cuja concepção artística pressupunha o longa-metragem de ficção como a culminância da realização cinematográfica, seria justamente a proposta encetada por São Paulo: sinfonia e cacofonia, obra que praticamente escapa do discurso verbal – pois não há locução, sobrando apenas alguns poucos diálogos dos filmes que servem de base ao documentário -, foge da cronologia – por meio da montagem que mistura filmes de diferentes épocas – e nega a hierarquia artística que consagra a ficção – novamente por meio da montagem que mescla obras de canônicas do cinema brasileiro com curtas de diretores pouco conhecidos, documentários do período silencioso, institucionais e outros tipos de produção audiovisual. No que tange a Sobre os anos 60, a obra é uma resposta à crise do discurso historiográfico pela forma como propõe a articulação inovadora para analisar a produção cultural deste decênio, em especial o papel dos artistas e dos intelectuais, pois no livro Historiografia clássica do cinema brasileiro há forte problematização sobre a construção de recortes e contextos. |
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Bibliografia | ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas. Film history: theory and practice. Boston: McGraw Hill, 1985. |