ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Que venham os palhaços: Canção popular e caos social em Coringa |
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Autor | Lucas Ravazzano de Mattos Batista |
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Resumo Expandido | Compreendendo a força e a capacidade expressiva da canção popular quando usada em um produto audiovisual, o presente trabalho tem o objetivo de analisar uma cena do filme Coringa (2019) a partir da presença diegética da canção Send in the Clowns na referida cena. O trabalho parte de referenciais teóricos como Piedras e Dufays (2018) ou Depetris-Chauvin (2016) que se referem a capacidade da canção popular, quando usada no cinema, em expressar pontos de vista de um determinado personagem, mudar nossa percepção da cena, além de criar relações intertextuais entre o filme no qual estão sendo usadas e o contexto receptivo construído ao redor da canção. Além disso, a pesquisa vai se valer de considerações de Michel Chion (2011) a respeito do valor acrescentado do som e como os elementos sonoros adicionam valor expressivo, bem como noções de Claudia Gorbman (1987) sobre as funções que a música pode desempenhar em um filme, desde significar emoções, até ser usada para marcar tempos e lugares. Para fazer isso, a pesquisa primeiramente irá mapear o contexto original da canção e sua trajetória. A pesquisa parte da composição da canção por Stephen Sondheim para o espetáculo da Broadway A Little Night Music em 1973 e como a letra constrói metáforas com o papel dos palhaços no teatro de variedades, normalmente inseridos entre números que deram errado, para falar de desilusões amorosas, também mapeando a longeva trajetória da canção e suas múltiplas versões e regravações por nomes como Frank Sinatra e Barbra Streisand. O passo seguinte é partir para o filme Coringa (2019) e a análise propriamente dita da cena em que a canção aparece diegeticamente e representa um ponto de virada para a trama. A análise parte de modelos analíticos de cinema e canção popular como o de Maia et al. (2021). O esforço da análise proposta neste trabalho é articular a presença da canção com os eventos que ocorrem em cena, buscando demonstrar como a cena e os eventos nela contidos estabelecem relações entre a trajetória do protagonista e a letra da canção. Desta maneira, servindo como uma metáfora para o caos social que emerge das ações do personagem principal, tendo a figura do palhaço, tanto na canção quanto na caracterização do protagonista, o elemento que revela que há algo errado naquela sociedade. A análise também busca articular a trajetória da canção e seu uso no filme como um meio de demarcar o período de época no qual a narrativa se passa e como a canção é usada para refletir o clima e a paisagem cultural da época retratada. |
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Bibliografia | CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011. |