ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | A Dramaturgia Dispositiva e Colaborativa em Democracia e Amor |
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Autor | Rubens Rewald |
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Resumo Expandido | A comunicação descreve a experiência da realização do filme Democracia e Amor, dirigido por Tales Ab’Sáber e Rubens Rewald a partir de imagens e sons pré-existentes recolhidos na rede, espaços virtuais como youtube, google e spotfy. O foco central da comunicação será analisar como as interações entre os dois diretores foram fundantes na construção dramática e estética da obra. Vale ressaltar que o filme foi realizado durante a pandemia, em isolamento social, ou seja, todo o seu processo de discussão e realização se deu de forma on-line, através de plataformas digitais, como o whatsapp, facebook e zoom. A comunicação irá refletir como essa forma de interação atuou sobre o processo e acabou influindo no resultado final da obra. É importante ressaltar que a dramaturgia audiovisual, nesse caso, se dá como estratégia de realização e não como a escrita de um roteiro. O foco central dessa dramaturgia é a escolha dos dispositivos adequados que darão conta dos elementos à disposição dos realizadores. Tais dispositivos funcionam como princípio norteador da obra, um programa a ser seguido, que não só dispara o processo de realização como também articula dramaticamente o filme. Portanto, a dramaturgia audiovisual nessa comunicação é compreendida num sentido mais amplo, como uma ferramenta fundamental para se conceber e viabilizar a realização de um filme. De um certo modo, com a mesma função de um roteiro, ou seja, um instrumento que principia o processo de realização e que confere consistência dramática ao filme. |
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Bibliografia | BEZERRA, Julio. Triste Trópico, de Arthur Omar – Documentário do Avesso. In Revista Cinética, Abril/2008. Disponível em: http://www.revistacinetica.. Acesso em 15 set. 2020. |