ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Pa_Terno – Das escritas sonoras de si em um podcast storytelling |
|
Autor | Márcio Henrique Melo de Andrade |
|
Resumo Expandido | Neste artigo, investiga-se a relação entre a produção de podcasts storytelling e a narrativa documentária de caráter autobiográfico e experimental a partir da análise de um processo de criação radiofônica. Nos últimos anos, podcasts no formato de storytelling têm se tornado cada vez mais comuns no universo cibernético – como Projeto Humanos, Serial e 99% Invisible –, o que vem possibilitando que se tornem um campo fértil de atuação para escritores e roteiristas de diversos estilos, interesses e abordagens. Contudo, apesar de toda essa variedade de produtos, o gênero documentário e as narrativas de si ainda tem aparecido pouco nesse cenário, que vem sendo ocupado com veemência por reportagens e narrativas de investigação, por exemplo. Acredita-se que, por conta de suas características de experiência (como a fruição individualizada e customizada em relação ao tempo, espaço e situação de escuta) e por ainda ser um meio ainda em fase de popularização, o podcast pode favorecer modos de narrativa que invistam em experimentações que explorem as subjetividades de seus criadores. No cinema, imagens de ambientes privados e familiares existem desde os primeiros registros dos irmãos Lumière e, ao longo das décadas, a disseminação dos equipamentos e da linguagem cinematográfica promoveu a emergência do filme de família. Conceituado por Odin (1995) como uma realização audiovisual promovida por um membro de um grupo familiar que registra eventos conectados à dinâmica entre as pessoas que o compõem. No contexto do cinema documentário, os filmes de família começaram a ser retomados por cineastas como desdobramento de um interesse pelas narrativas subjetivas, reapropriando-se de arquivos de acervo privado para “narrar aspectos biográficos da vida do realizador, evocar trajetórias de personagens filmados por ele, interrogar o próprio material, identificando nele camadas menos visíveis de imagens e sentidos” (LINS, BLANK, 2012, p. 54). Desde os anos 1960, o cinema documentário investe em uma tendência em recuperar histórias familiares a partir de filmes de família e de registros autoetnográficos de suas dinâmicas. A partir dos anos 2000, as narrativas de si no documentário se ampliam e se diversificam, abrangendo formas como os filmes-diário, as cartas fílmicas, as autoetnografias e os ensaios fílmicos. Nesse artigo, aborda-se os pressupostos teóricos e processos de criação dos roteiros da minissérie radiofônica Pa_Terno (criada e roteirizada por [autor do artigo]), que aborda a relação entre o roteirista e seu pai, desde que este vem desenvolvendo sintomas de Alzheimer – doença degenerativa do cérebro que compromete funções como memória, linguagem etc.. Com abordagem autobiográfica experimental, cada um dos cinco episódios com duração entre 15 e 20 minutos narra esse universo a partir da retomada de materiais de arquivo familiar (como fotografias, vídeos, áudios etc.), compondo um panorama, ao mesmo tempo, subjetivo e reflexivo em torno da dissolução da memória e da formação da própria masculinidade. Neste artigo, realiza-se uma análise teórico-prática do processo de criação dos roteiros do podcast, buscando compreender como a escrita autobiográfica e a linguagem experimental se combinam no uso alegórico do material de arquivo, nas conexões e justaposições entre músicas, sons e palavras, e na narração com tons pessoais e reflexivos. Para isso, serão combinados autores que refletem o campo dos podcasts narrativos (FERNANDES, 2019; LINDGREN, 2020), dos filmes de família (ODIN, 1995; LINS, BLANK, 2012), das escritas documentárias de si (LANE, 2002; MACDONALD, 2013) e dos processos e poéticas na escrita audiovisual (JOHANN, 2015). A partir dessas conexões, compreende-se como, em Pa_Terno, os elementos da linguagem radiofônica trazem especificidades na construção do roteiro audiovisual ao potencializarem os aspectos imaginativos das sonoridades, enfatizarem o caráter íntimo da abordagem e possibilitarem experimentações na construção narrativa. |
|
Bibliografia | FERNANDES, Laís. Histórias reais sobre pessoas reais. Dissertação. Universidade de Juiz de Fora, 2019 |