ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | The Show: considerações sobre a exibição da violência racista |
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Autor | Pedro de Alencar Sant'Ana do Nascimento |
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Resumo Expandido | Nesta apresentação, traremos reflexões trazidas pelo cineasta Cruz Angeles em seu curta-metragem The Show (2003), no qual ele questiona a persistente exibição em museus de imagens de linchamentos produzidas pelos linchadores e, por extensão, a exibição da imagem de violência racista no geral. Buscamos articular tais reflexões com conceitos como o de dispositivo de visibilidade (RANCIÈRE, 2012), visível (MONDZAIN, 2009), gramática da violência (HARTMAN, 2020) e imagem de atrocidade (SÁNCHEZ-BIOSCA). Argumentamos que a partir de The Show é possível pensar também na espetacularização de imagens de linchamento contemporâneas: os vídeos de violência policial (como sugerido em BALTHASER, 2016), em especial em sua presença deslocada de um contexto urgente de denúncia. Esse deslocamento é elemento chave na nossa argumentação de que diferentes contextos de exibição da imagem de violência racista requerem diferentes considerações sobre a própria ética da exibição. Ou seja, buscamos argumentar que tais imagens não podem ser vistas como dadas à reprodução independente do contexto ou da forma dessa reprodução. O filme mostra duas sequências separadas por décadas: o linchamento de um homem negro no sul dos Estados Unidos, e a exibição da fotografia do linchamento em uma exposição em museu. Essas imagens representavam o homem negro como inferior, mas também eram uma autorepresentação do homem branco enquanto Homem, nos termos de Wynter (2003) e do homem negro enquanto outro. O interesse de Cruz Angeles parece ser em questionar de diferentes formas o olhar do espectador do museu, e por consequência o nosso olhar como espectadores do filme, mas também – e aqui está nosso ponto de maior interesse – o próprio ato de produzir imagens a partir desse arquivo da violência e de autorepresentação da supremacia racial. Questionar o tornar visível, ou os dispositivos de visibilidade, supõe de fato falar em ética. Nesse sentido, The Show se insere num grupo amplo de autores e obras que propuseram fazer esse tipo de questionamento. O museu, ou qualquer outro espaço (físico, virtual, audiovisual) é encarado como "dispositivo que regula o estatuto dos corpos" (RANCIÈRE, 2012, p. 96) por Angeles, e que sobre essa regulação operam, aparentemente – porque há o recurso de montagem – questões importantes de natureza ética. |
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Bibliografia | BALTHASER, Benjamin. Racial Violence in Black and White: Lynching Photography and |