ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Acenos para depois do cinema: The Deserted e Days, de Tsai Ming-Liang |
|
Autor | RENATO TREVIZANO DOS SANTOS |
|
Resumo Expandido | O trabalho investiga duas obras de Tsai Ming-Liang: The Deserted — VR (2017), experimento em realidade virtual, e Days (2020), último longa-metragem do diretor até o momento. Ambos trazem elementos recorrentes da filmografia de Tsai, como o chamado "realismo fantasmagórico" (MELLO, 2015) de caráter queer e, notadamente, o protagonista Hsiao Kang (Lee Kang-sheng), alter ego do cineasta interpretado por seu ator-fetiche, cujo corpo acompanhamos ao longo dos anos em seus processos de transformação — amadurecimento, envelhecimento, adoecimentos, curas etc. Em The Deserted e Days, Hsiao Kang passa por processos curativos — seja em seu isolamento povoado por lembranças de fantasmas no primeiro, seja nas intervenções de fato sobre seu corpo em tratamentos terapêuticos no último. Além disso, The Deserted, por tratar-se de um experimento em VR, levanta questionamentos sobre os limites das mídias e, como conscientemente propõe Tsai, sobre o futuro do próprio cinema. Também Days, como outros filmes de Tsai que contestam as fronteiras entre o espaço do cinema e o da galeria de arte, por exemplo, traz uma narrativa ralentada, marcada por contemplação e criação de atmosferas/ambientes, expandindo igualmente o que o cinema pode ser. |
|
Bibliografia | BUCHAN, N. “Interview: Film’s death and ressurection”. Taipei Times, 2010. |