ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Cines Groff, Luz e Ritz no circuito da Cinelândia Curitibana |
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Autor | Tamara Fernanda Carneiro Evangelista |
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Resumo Expandido | Durante a crise do mercado exibidor brasileiro, na década de 1970 – que acarretou no fechamento e desaparecimentos de cinemas, em especial os cinemas de rua –, a Fundação Cultural de Curitiba - FCC desempenhou um papel crucial na resistência e preservação de espaços dedicados à exibição cinematográfica, na capital paranaense. Os cinemas da FCC foram importantes espaços de difusão e fruição, contribuindo por quase 30 anos na formação de gerações de cinéfilos. Essas salas ficavam localizadas no centro da cidade e faziam parte do circuito da Cinelândia Curitibana. Ao todo, tratam-se de três cinemas: Cine Groff, Cine Ritz e Cine Luz. Tais espaços funcionaram ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000. Entre estes, o Cine Luz foi o último cinema de rua da Cinelândia Curitibana a fechar suas portas, em 2009. A comunicação proposta é um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2020 no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) - da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Curitiba II. O objetivo da presente comunicação é discorrer sobre a história dos cinemas Goff, Luz e Ritz, sua gênese e fechamento, além de comentar a respeito das memórias de ida ao cinema de alguns de seus espectadores, bem como da importância que esses cinemas tiveram nas experiências de espectação cinematográfica do seu público. Buscamos compreender a importância da memória coletiva e individual como um elo de conexão entre o público e os antigos cinemas da FCC. Para tal, foram realizadas oito entrevistas com antigos frequentadores desses cinemas. O embasamento teórico para o desenvolvimento do presente trabalho volta-se para a leitura e análise da obra de autores que escrevem sobre a história do cinema e as memórias da ida ao cinema, tais como: Talitha Ferraz, João Luiz Vieira, Richard Maltby, Annette Kuhn. Para o conceito de memória serão usados os autores: Pierre Nora, Michel Pollack, Andreas Hyussen. A metodologia da pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e documental, de caráter teórico-prático. |
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Bibliografia | CRISTO, Luciana; MIYAWAKA, Nívia. 24 quadros: uma viagem pela Cinelândia Curitibana. 1ed Curitiba: Travessa dos Editores, 2010. |