ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Samba, a memória de um futuro |
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Autor | THIAGO MENDONCA |
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Resumo Expandido | A comunicação “Samba, a memória de um futuro” discutirá a presença marcante em filmes do cinema de invenção como Sem essa aranha (1974) e Tabu (1982), de sambistas que tiveram entre as décadas de 1930 e 1960 os seus anos áureos. A representação do samba como imagem nostálgica de um país que se perdeu após o golpe de 1964, mas também como a verdade de um Brasil a ser reencontrado no porvir. A hipótese a ser desenvolvida é que o samba e a época áurea do rádio nestes filmes aparecem nos filmes como símbolos de uma construção interrompida pelo golpe civil-militar de 1964. Os primeiros anos da ditadura também correspondem ao período de ascensão a indústria cultural moderna, compreendida por grande parte dos autores do cinema de invenção como propulsora do mal gosto característico da elite brasileira, identificada com a ditadura. Se por um lado este cinema responde a esta elite com uma estética de agressão, por outro, constrói a imagem de uma história interrompida a partir das memórias do samba e de um passado a ser redescoberto. |
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Bibliografia | BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo, Companhia das Letras, 2009. |