ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Céline Sciamma: o desejo e a relação direta com as imagens |
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Autor | Rossana Elisa Foglia |
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Resumo Expandido | A diretora e roteirista Celine Siamma busca em seus roteiros uma relação direta com a imagem. Para isso, Sciamma começa a escrever o roteiro a partir de duas listas: uma lista de imagens soltas e diálogos desconexos e uma outra lista que corresponde a organização de uma história. A junção das duas listas ou “construir pontes entre elas” seria o trabalho proposto pela roteirista. Qual a origem das imagens da primeira lista? Para Celine Sciamma as imagens são vetores de desejos, uma mitologia do próprio cinema: a indústria do desejo, do sonho. Ela diz : “Gosto de pensar que o desejo é um mistério romântico sobre si mesmo” assumindo o desejo como fenômeno individual. A diretora, referindo-se ao filme Portrait de la jeune fille en feu ( 2019) acrescenta: “trabalhar sobre o desejo é mais imediato, é ser mais radical com você mesmo, se você não for auto indulgente, é uma maneira de resistir a prazeres fáceis e a tentação de pertencimento. Desejo não é confiável como método, mas é uma repetição para ser apurada ... bater repetidamente sobre alguma coisa para obter um eco” Celine Sciamma faz uma comparação entre o desejo e os métodos de construção de roteiros, ferramentas de escrita que são do domínio do roteirista. O trabalho do escritor para ela é sempre questionar a necessidade do método, mesmo que esse método faça parte do processo de criação, a questão sempre deve ser colocada. O desejo não é confiável como método, mas o método não pode ser mera repetição. Nos métodos de escrita de roteiros canônicos costuma-se usar o termo premissa para definir a ideia por traz da história ou conflito principal que demanda um tipo de solução, a diretora prefere usar a expressão “o desejo por trás da história” o que coloca o trabalho em um lugar diferente. Usualmente, a premissa é um texto curto que envolve o problema/conflito do protagonista da história ou uma pergunta sobre o que irá acontecer a partir do problema desse protagonista, o que está em jogo é a qualidade do problema/conflito. A ideia de uma premissa que necessariamente envolve um conflito se afasta da ideia de "desejo por trás da história". A ambição mais radical da diretora Celine Sciamma é romper com a ideia de que necessariamente deve haver um conflito para a história se movimentar e alimentar o interesse do espectador durante a duração do filme. O trabalho com o desejo é uma possibilidade de minimizar ou até prescindir do conflito em sua obra. A autora admite que “contar história é a arte do conflito”, mas acrescenta a hipótese “quebrando o conflito narrativo você pode quebrar a dominação de gênero”, considerando também que “o desejo é uma oportunidade para mulheres desenvolverem ficções”. A diretora associa conflito a dominação de gênero e essa ideia seria a sua motivação política (que também faz parte dos seus desejos em um outro nível de categorização) para trabalhar com o desejo que considera uma força contrária ao conflito dramático, ou algo que teria força suficiente para substitui-lo com a mesma potência no interesse do espectador diante da tela. A analise dos dois últimos longas metragens de Celine Schiamma ; Retrato de Uma Jovem Em Chamas (2019) e Petit Maman (2021) irá investigar como a imagem, se sobrepõe, de fato a história que o filme conta, extrapolando a estrutura narrativa para se colocar em um tempo presente relacionado ao desejo. Palavras Chaves: Imagem, Processos de Criação, Roteiro Audiovisual, Estrutura Narrativa |
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Bibliografia | BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Wisconsin. Library of Cogress.1985 |