ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Autoetnografia e estudos de roteiro: parâmetros metodológicos |
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Autor | Marcel Vieira Barreto Silva |
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Resumo Expandido | Durante o primeiro semestre de 2021, participei do desenvolvimento da série “A Invasão”, um drama histórico focado nas tentativas de invasão holandesa à Paraíba entre 1630 e 1634, ano em que finalmente os flamengos conquistam o território e instalam o governo holandês na região. O projeto da série, inicialmente criado por Manoel Fernandes Neto (autor da ideia original), Rodrigo Quirino e mim, foi um dos vencedores do Edital TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual, e a série, composta de cinco episódios, de 26 minutos cada, será realizada pela produtora paraibana 2i Filmes. Além dos três escritores, a sala de roteiristas contou com a presença de Larissa Lopes, assistente de roteiro, e ocorreu inteiramente de modo remoto. A oportunidade do desenvolvimento desse projeto me levou a refletir sobre as potencialidades analíticas que um pesquisador/roteirista pode ter para compreender as dinâmicas e particularidades da escrita colaborativa, em sala de roteiristas, através de um estudo síncrono do processo de criação de uma série televisiva financiada por recursos de fomento público e também voltada à televisão pública. No entanto, para além da escrita de cadernos de campo e de relatos retrospectivos da prática criativa, faltaram-me parâmetros metodológicos mais objetivos, que conferissem à pesquisa o rigor necessário para ir além da mera descrição egocentrada da experiência individual. Por isso, tornou-se premente a necessidade de uma reflexão sistematizada sobre a prática da autoetnografia, metodologia de pesquisa qualitativa caracterizada “por uma escrita do ‘eu’ que permite ir e vir entre a experiência pessoal e as dimensões culturais a fim de colocar em ressonância a parte interior e mais sensível de si” (FORTIN, 2017, p. 83). Por se tratar de um método que evoca a necessidade de uma construção narrativa da própria experiência, a autoetnografia deve oferecer mais que apenas as condições de um relato pessoal, construindo parâmetros para a exploração relacional das práticas criativas, de modo a oferecer visadas originais para a compreensão dos fenômenos sociais que investiga. Por isso, esta apresentação objetiva apresentar uma sistematização de parâmetros para a pesquisa de processos criativos na escrita de roteiros, articulando as características particulares da escrita autoral/individual e da escrita colaborativa, para orientar caminhos de pesquisa baseados em autoetnografia. Com isso, pensamos contribuir para a consolidação de métodos científicos que, a um só passo, possam representar os contextos e subjetividades envolvidos nas práticas do pesquisador/roteirista, sem desconsiderar a necessidade de uma investigação rigorosa e sistemática do processo criativo no campo dos estudos de roteiro. |
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Bibliografia | CANO, R. L.; OPAZO, U. S. C. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: Fonca-Esmuc, 2014. |