ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Encontro de imagens: Estratégias Criativas no Ensino de Cinema. |
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Autor | Julio Manuel Lopes Alves |
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Coautor | Filipe Brilha Roque do Vale |
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Resumo Expandido | Propomos a apresentação de uma estratégia pedagógica para o ensino de cinema. O método foi desenvolvido na Licenciatura de Cinema da Universidade Lusófona e constitui um dos alicerces do desenho de uma licenciatura internacional, à escala europeia, no contexto do consórcio FilmEU. Parte-se de um caso de estudo para proceder ao seu enquadramento a nível local e a nível europeu. A estratégia pedagógica consiste num método de criação de projetos cinematográficos em que o desenvolvimento dos mesmos se estrutura em materiais que os alunos criam, produzem e agregam durante o processo. Os alunos são desafiados a observar e a identificar possíveis narrativas a partir de uma rede de elementos que os liga ao mundo e que dialogam entre si. Estes materiais são produzidos como resposta a uma sequência de desafios. No todo constituem-se como uma rede que coloca em diálogo imagem, som e informação que é registada, investigada e discutida. As diretrizes para a conceção são a aprendizagem através de projetos, aprendizagem baseada em desafios, projetos baseados em equipas, utilização de mediação tecnológica, e integração transversal do conhecimento. Os estudantes estão organizados em equipas, e respondem a desafios semanais. Os desafios são concebidos para acompanhar as diferentes fases de desenvolvimento e para criar um diálogo entre estudantes, professores e os materiais que estão a ser desenvolvidos. Tudo começa com uma fotografia, uma imagem registada por cada um dos alunos. No âmbito da Licenciatura em Cinema da Universidade Lusófona este projeto é desenvolvido no primeiro ano e desenvolve-se de forma transversal, sendo conduzido por numa unidade curricular de Criação Audiovisual e Cinematográfica, integra no processo o conhecimento desenvolvido em unidades curriculares de conhecimento aplicado, como escrita, produção, imagem e montagem. O âmbito de uma licenciatura internacional em desenvolvimento no consórcio FilmEU altera o contexto. Esta licenciatura irá decorrer em simultâneo em pelo menos quatro países europeus: Portugal, Irlanda, Bélgica e Estónia. Cada Universidade funciona como uma porta de entrada e promove-se a mobilidade dos alunos entre universidades. Procura-se criar identidade a partir da diversidade e especificidade de cada país e de cada escola. Este projeto educativo tem três alicerces estruturantes. Um conjunto de conhecimentos e competências centrais à formação em cinema e que são lecionados em simultâneo em todas as escolas. Um conjunto de unidades curriculares que desenvolve a cultura e identidade local e regional de cada país, cidade ou escola. Um conjunto de projetos cinematográficos que os alunos desenvolvem ao longo da sua formação. Este terceiro alicerce é fundamental para definir processos de mobilidade porque a oferta de projetos é diferenciada de escola para escola. O aluno escolhe em que escola vai estar em cada fase porque escolhe desenvolver um determinado projeto que essa escola desenvolve. Este aspeto permite que a licenciatura apresente uma visão estendida da formação em cinema que passa a abranger a criação artística e os novos media. Neste modelo cabe ao aluno decidir que experiencias desenvolver a partir da oferta disponível. Os vários projetos têm em comum as diretrizes que organizam a metodologia que apresentamos neste caso de estudo. Aprendizagem através de projetos, aprendizagem baseada em desafios, projetos baseados em equipas, utilização de mediação tecnológica, e integração transversal do conhecimento. O caso de estudo que apresentamos apresenta uma abordagem original que se perfila na ligação ao mundo, ao real, mas também ao espaço físico e cultural em que decorre, como tal no contacto com uma realidade que é local. Procura uma orientação do pensamento pela imagem, visando apreender reuniões frágeis, cada uma delas lança uma certa luz sobre a existência, correspondendo a uma estratégia de iluminação do real, organizando o olhar como algo que se passa entre totalidade e fragmentos. |
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Bibliografia | Alanazi, Ahmed, (2016), “A Critical Review of Constructivist Theory and the Emergence of Constructionism”, American Research Journal of Humanities and Social Sciences, Volume 2, 8. Pp |