ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Os festivais de Santos e Guarujá na relação INC-festivais brasileiros |
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Autor | Paulo Vitor Luz Corrêa |
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Resumo Expandido | O Instituto Nacional de Cinema (INC) foi uma autarquia (1966-1975) com o objetivo de "formular e executar a política governamental relativa à produção de filmes, ao desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira, ao seu fomento cultural e a sua promoção no exterior" (MELLO, 1978, p. 38). O INC agiu nas mais diversas etapas do setor, como produção, distribuição, exibição, exibição compulsória, padronização de ingressos, financiamento de obras, acordos de coprodução, aplicar e fiscalizar a legislação, produção de filmes, constituindo-se como relevante órgão da relação cinema-Estado no Brasil. O Decreto-Lei n° 43 de 18/11/1966, que cria o Instituto, prevê ainda a seleção de “filmes para participar em certames internacionais e orientar a representação brasileira nessas reuniões” (MELLO, 1978, p. 39). Considerando “festival” como um evento marcado para acontecer em determinado espaço e tempo (ALENCAR, 1978, p. 47), o INC se envolve também com os festivais nacionais, atundo de diferentes maneiras e objetivos a fim de lançar sua influência política e econômica nas estruturas desses eventos, visualizando boa parte dos festivais como estratégia de mercado e vitrine dos longas brasileiros para melhor performance no circuito comercial. Dividimos a atuação do Instituto com os festivais sob três linhas de atuação: 1) De Dentro Para Fora: levando o filme brasileiro a festivais internacionais; 2) De Fora Para Dentro: realizando festivais internacionais dentro do Brasil e fazendo os olhos do mundo-cinema irem até o Brasil; 3) De Dentro Para Dentro: criando festivais brasileiros para promover o filme brasileiro ao público interno. Nesta última, há dois momentos: entre 1966-1972, a autarquia cria um calendário de eventos oficiais em que insere apenas os eventos que considera relevantes, sem organização jurídica para tal; e de 1973-1975, quando baixa a Resolução n° 88, estabelecendo normas e padronizando a realização destes festivais no país bem como o seu nível de envolvimento. Assim, esta proposta apresentará o envolvimento do INC com os festivais usando como estudo de caso os quatro eventos sediados na Baixada Santista nos anos 70: I Festival do Cinema Brasileiro de Santos (23/10/1970 a 31/10/1970), I Festival do Cinema Brasileiro de Guarujá (25/11/1970 a 29/11/1970), I Festival do Cinema Brasileiro da Baixada Santista (13/10/1973 a 20/10/1973) e II Festival do Cinema Brasileiro de Guarujá (07/11/1974 a 10/11/1974). Tentaremos identificar como o INC se fez presente nos quatro festivais, que atividades levou para as programações de cada evento, as diferenças entre um festival e outro e como estão inseridos nas linhas de atuação da autarquia. Os eventos dos dois municípios da Baixada Santista nos auxiliarão a visualizar as dinâmicas do Instituto com os festivais, essencialmente os nacionais. Como cidades turísticas, no litoral paulista, Santos e Guarujá foram visualizadas como ambientes propícios para um tipo de festival com foco na programação fílmica e também social, em que atores, atrizes, diretores e produtores, se deslocavam ao município para aproveitar a praia, os hotéis, as festas, os coquetéis, mimetizando a estrutura dos festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim. Santos e Guarujá, municípios vizinhos, possuíam juntos quase 500 mil habitantes à época, com um parque de exibição consideravelmente grande – Santos tinha mais de 30 cinemas espalhados pela cidade, sendo um espaço atrativo para a realização de festivais que objetivavam auferir maior presença de mercado do filme nacional no circuito comercial de exibição. Por fim, os quatro festivais sintetizam as duas etapas De Dentro Para Dentro: Santos-70 e Guarujá-70 são concorrentes, acontecem quase ao mesmo tempo e na mesma localidade, um inserido no calendário de eventos oficiais do INC e o outro não; nos eventos de 73-74, os municípios se unem para criar um festival anual em revezamento, estratégia tutelada pelo INC e enquadrada pela Resolução n° 88. |
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Bibliografia | ALENCAR, Miriam. O cinema em festivais e os caminhos do curta-metragem no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Artenova, 1978.142p. |