ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Cultura cinematográfica em cinejornais: História, Política, Cinemateca |
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Autor | Rodrigo Archangelo |
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Resumo Expandido | Essa comunicação é parte da nossa pesquisa de pós-doutorado sobre o papel da imprensa projetada na soleira dos anos 1960, e a cultura política emanada pelos cinejornais do Fundo Atlântida e do Fundo Canal 100 do acervo da Cinemateca Brasileira. Os anos de 1961 e 1962 dessas séries produzidas, respectivamente, pelo Grupo Severiano Ribeiro e pela Produção Carlos Niemeyer Filmes, trazem importantes redirecionamentos políticos na sua pauta de notícias. Estes que eram os maiores cinejornais privados daqueles anos, são observados no conjunto da nossa filmografia brasileira, a começar pelas historicidades (HARTOG 2015) da esfera pública desse “subproduto” do campo cinematográfico (ELSAESSER 2018) e as dimensões do tempo histórico nas suas edições e segmentos de notícias. Neste percurso investigativo, consideramos o caráter híbrido com a imprensa escrita e o rádio que essa mídia informativa levava aos cinemas – sobretudo num contexto de obsolescência diante do telejornal; a condição de objeto que transita entre a pesquisa sobre o cinema e a história política brasileira; e a sua dimensão de patrimônio cinematográfico cultural e histórico neste século (BILTEREYST et.al 2012). Esse último aspecto tem especial relevância em 2022 – sobretudo com a retomada da Cinemateca Brasileira após sofrer o deliberado fechamento por 16 meses – e ele também é o foco da nossa comunicação, que se baseia na prática preservacionista lapidada nesta imprescindível instituição de salvaguarda do patrimônio audiovisual nacional. A abordagem que apresentamos para os cinejornais dialoga com estudos históricos de contextos nacionais (SAINATI, 2001), internacionais (CHAMBERS et.al 2018) e com um lastro em nossa historiografia do cinema brasileiro (GOMES [1974] 1986; GALVÃO 1975; SOUZA 2003) que vem norteando a preservação de cinejornais na Cinemateca, bem como a maior parte dos estudos dessas obras seriadas no Brasil. A partir do mapeamento censitário de cinejornais em nosso maior repositório de informações sobre a produção audiovisual nacional no século XX – a base de dados Filmografia Brasileira – e de um ferramental metodológico que perpassa a catalogação audiovisual, a análise fílmica e a recuperação da película para o digital, desenredamos camadas dessa imprensa audiovisual tais como: as trajetórias e as conexões do acervo ao qual pertencem essas obras seriadas; as periodicidades, o reuso e as ressignificações das suas edições, segmentos de notícias e trechos de imagens; e os contextos de circulação e modos de produção interligados a diferentes núcleos decisórios da sociedade brasileira. E, num outro nível investigativo, descortinamos certas dimensões do tempo histórico e da memória social nos cinejornais, buscando as representações da nação e do povo brasileiro, bem como a expressão social das culturas políticas que inseriram (e inserem) esses filmes em nossa cultura cinematográfica. |
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Bibliografia | BILTEREYST, D. et.al. 2012. “A Newsreel of Our Own”: the culture and commerce of local filmed news, In: Historical Journal of Film, Radio and Television v.32, n.3. |