ISBN: 978-65-86495-05-8
Título | Narrativa seriada no streaming: uma análise da 1ª temporada de 3% |
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Autor | Anaurelino Negri da Costa Silva |
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Resumo Expandido | A ficção seriada passa por um momento de efervescência e transformação no audiovisual contemporâneo, em uma perspectiva histórica das teorias do drama na narrativa cinematográfica e televisiva. Após seu surgimento junto ao cinema, sua popularização paralela à difusão da televisão e suas diversas adaptações frente às novas tecnologias, é a partir do crescimento do mercado audiovisual sob demanda e da expansão da internet de banda larga que o formato encontra sua proeminência no presente. Autores como Thompson (1997) e Mittel (2015) estabelecem correlações entre aspectos culturais e narratológicos que teriam permitido o desenvolvimento de novas estratégias discursivas nos programas seriados mais recentes, em especial a partir da década de 1980 na televisão estadunidense. Essas novas articulações discursivas teriam causado uma “explosão de qualidade” no setor diante do desenvolvimento de uma narrativa mais elaborada e complexa na composição das histórias ficcionais, culminando em análises como a de Johnson (2012) a respeito da proliferação de multitramas e da pluralidade de protagonistas em enredos contemporâneos. Em um momento no qual diversas séries dramáticas são produzidas diretamente para a internet (em especial no mercado global do streaming), a reflexão e a análise a respeito desses novos programas parece necessária para uma melhor compreensão de suas estratégias narrativas para o desenvolvimento das histórias ficcionais nesse novo meio dedicado a um espectador-modelo distinto dos de outrora. Afinal, como as novas tramas são organizadas micro (cena e episódio) e macroestruturalmente (arco e temporada)? Como as personagens e a ação dramática se desenvolvem no entrelaçamento de episódios e temporadas? Ainda, como esses fatores parecem ser articulados ao dirigirem-se a um espectador-modelo próprio ao universo do streaming? É em busca de reflexões que auxiliem a responder essas questões que esta apresentação ocorre. No Brasil, a primeira série nacional produzida diretamente para o streaming como uma obra original da Netflix — a maior plataforma do mundo no setor em número de assinantes e acessos até 2021 — foi 3%, uma ficção distópica criada por Pedro Aguilera com estreia e exibição exclusiva no catálogo da empresa desde 2015. Esta apresentação questiona como estruturas narrativas presentes no enredo das séries contemporâneas estão inscritas na primeira temporada da obra 3%. Como chave de leitura para a análise, são utilizados conceitos de uma poética audiovisual a partir de autores como Gomes (2005), Branigan (1992) e Bordwell (1985). Como resultados da análise, visualiza-se uma organização narrativa que apresenta curvas dramáticas tanto de forma unitária e independente em cada episódio como em arcos maiores que conectam os episódios e formam um grande enlace de eventos de maneira interdependente ao longo da temporada. Também se evidencia um protagonismo plural que se alterna ao longo da trama, fortalecendo um caráter unitário e temático a cada um dos episódios. A ênfase ocorre por meio de flashbacks das diferentes protagonistas em montagem paralela com a ação no tempo diegético presente. Essa forma de segmentação contribui para o caráter híbrido entre a independência e a interdependência do enredo ao longo dos episódios. Por consequência, o espectador embarca em um duplo engajamento sensorial, corroborando com a hipótese de Silva (2015) a respeito do tema. Por fim, aponta-se a utilização estratégica do recurso da disparidade cognitiva na narrativa (PICADO & ANCHIETA, 2021), ao se introduzir certos trechos e informações da fábula de forma gradual. Os desdobramentos desta ação dramática são desvelados orquestradamente a fim de gerar efeitos de recepção a partir de seu aspecto intrigado. |
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Bibliografia | BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985. |