ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Meninos cuir na ficção televisiva infantojuvenil: Cyrus, de Andi Mack |
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Autor | João Paulo Lopes de Meira Hergesel |
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Resumo Expandido | Durante décadas de produção audiovisual destinada a crianças e adolescentes na televisão mundial, os meninos dessa faixa etária foram retratados pela perspectiva do ideal da sociedade heteronormativa e patriarcal, seja com afecção ao esporte, seja com dedicação prioritária ao estudo formal. No campo dos sentimentos, eles sempre foram vistos ora como apaixonados por alguma amiga, ora como paqueradores das meninas que compõem seu círculo social. Em “Andi Mack” (Disney Channel, 2017-2019), Cyrus Goodman, de 12 anos, parecia seguir esse caminho, especialmente quando iniciou um namoro com Iris, colega de escola, somente para disfarçar os ciúmes que sentia com a aproximação de Andi e Jonah Beck. No entanto, no primeiro episódio da segunda temporada, um diálogo entre Cyrus e sua amiga Buffy Driscoll surpreendeu os telespectadores: o menino assume que se sente enciumado não por gostar de Andi, mas por gostar de Jonah. Com base em Cyrus, que se tornou “o primeiro personagem gay da Disney”, questiona-se: como a ficção televisiva infantojuvenil vem construindo seus personagens cuir? Com o objetivo de discutir a construção do menino adolescente homossexual na série “Andi Mack”, este trabalho engloba séries contemporâneas para o público mais jovem, representações dos adolescentes no audiovisual e relações entre os estudos cuir e a televisão. Pesquisas sobre narrativa infantojuvenil na televisão brasileira ainda são tímidas, tendo destaque as que focalizam a relação com a recepção (OROFINO, 2013; COUTINHO, 2009). Em diálogo com pesquisas internacionais sobre “séries teen”, vê-se que esse tipo de produção contribui para compreensão das identidades e vínculos emocionais de adolescentes (PASQUIER, 1996), além das imagens que são consumidas por esses telespectadores (GARCÍA-MUÑOZ; FEDELE, 2011). A adolescência consiste na fase da vida em que o indivíduo tem maturidade e visão crítica equivalentes às do adulto e é sugestionado a seguir condutas morais sob as quais cresce, especialmente da família e da escola (CALLIGARIS, 2000). Nessa fase, o sujeito intensifica sua reflexão sobre o mundo em que vive, as ações que o circundam, os comportamentos que as pessoas têm para com ele e os comportamentos que foi ensinado a ter (COELHO, 2000). Ao trazer à tela um pré-adolescente cuir, acreditamos haver um espaço de acolhimento para a criança ou o adolescente que assim se identifica e que se enxerga confinado “no claustro da heterossexualidade compulsória” (SOUZA; BRANDÃO, 2020, p. 134). Recorrendo a ideias precipuamente aplicadas ao cinema, nota-se, na existência de Cyrus, “uma proposta e um convite a acreditar no mundo, nos demorar nas paisagens afetivas e olhar para os nossos arquivos pessoais, revisá-los e trazer à tona o invisível” (RIBEIRO; ASSUNÇÃO, 2020, p. 86). Para realização deste trabalho, recorre-se à análise de personagens, com base nos estudos de narrativa audiovisual (BORDWELL; THOMPSON, 2013; BUTLER, 2018). Com a finalidade de aproveitar melhor o espaço do artigo e o tempo da apresentação, selecionamos quatro cenas como objetos de pesquisa: a em que Cyrus conta a Buffy que está gostando de Jonah; a em que ele, durante seu bar-mitzvá, conta a Andi que está apaixonado pelo amigo em comum (23/02/2018); a em que conta a Jonah sobre sua orientação sexual (08/02/2019); e a em que há a sugestão de um início de namoro entre ele e TJ (26/07/2019). Com base nas análises, pôde-se constatar que o personagem passa por um sofrimento inicial, mas que vai se sentindo confortável sobre si próprio e seus sentimentos ao receber apoio dos amigos, o que lhe permite ter segurança para falar abertamente sobre sua sexualidade e, posteriormente, envolver-se em um relacionamento afetivo com outro garoto. Esperamos que a ficção televisiva infantojuvenil continue abrindo diálogos que colaborem para a formação de cidadãos tolerantes e respeitosos à diversidade do contemporâneo, incluídas as questões que tangem à temática cuir. |
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Bibliografia | BORDWELL, D.; THOMPSON, K. A arte do cinema. Campinas: Ed. da Unicamp; São Paulo: Ed. da USP, 2013. |