ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | A terra é redonda – Erasmus Mundus e as fronteiras do conhecimento |
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Autor | Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva |
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Resumo Expandido | Uma experiência de intercâmbio de saberes vivida por três estudantes do Brasil em países europeus é a base para se pensar alguns dos caminhos do Programa Erasmus Mundus. Criado em 2004, ele pretende permitir a mobilidade acadêmica internacional de estudantes do ensino superior. Financiado pela Comissão Europeia e organizado pela Agência Europeia de Educação e Cultura (EACEA), o Programa , na ótica de um de seus apoiadores, procura aumentar o emprego entre os jovens, fomentar a formação em novas competências, encorajar os jovens a participar na vida da União Europeia, apoiar a inovação e a cooperação entre países, reduzir o abandono escolar e fomentar a mobilidade no estrangeiro. Uma ampla agenda que vai ser verificada nos relatos desses três participantes. Eles são um egresso de cinema da UFF, uma formada em jornalismo pela ESPM- SP e uma terceira aluna saída da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). A título indicativo, lembramos que a pesquisa do mestrado envolveu três trabalhos: um curta metragem, realizado de forma coletiva, o desenvolvimento de um projeto de longa-metragem e uma dissertação na área específica do estudante. Através de seus relatórios de atividades e outros documentos gerados, vamos comparar sua atuação nas aulas, visando discutir os currículos e os indicativos para sua produção cinematográfica. O trabalho pretende colocar em perspectiva as metodologias de aprendizado utilizadas pelas universidades europeias. |
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Bibliografia | https://irihs.ihs.ac.at/id/eprint/5578/1/ihs-report-2020-terzieva-unger-erasmus-mundus-joint-master-graduate-impact-survey.pdf |