ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Um operário negro no cinema brasileiro: o ator e diretor Waldyr Onofre |
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Autor | Afrânio Mendes Catani |
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Resumo Expandido | Não é simples escrever sobre a trajetória do ator e diretor negro Waldyr Onofre (1934-2015) em razão da ausência de análises mais aprofundadas sobre a sua carreira. Infelizmente não localizei o filme que Tininho da Fonseca dirigiu em sua homenagem - trata-se de Waldyr Onofre (1979, 30 min.). O site historiogtafiaaudiovisual.com.br/filme/waldyr-onofre, acessado em 25.03.2023, informa que o curta mostra o artista em seu dia-a-dia pelas ruas do bairro de Campo Grande, onde morava, e exibe trechos de filmes em que participou como ator. Nascido em Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro e originário de família humilde, trabalhou como engraxate, serralheiro e ferreiro. Fez curso de técnico em rádio e TV, “ocupação à qual se dedicou durante anos, inclusive quando já atuava no teatro, no cinema e na TV” (Autran, 2011, p. 425). Em 1953 começou a estudar interpretação num curso de rádio-teatro com o produtor Berliet Jr, da Rádio Nacional. Ingressou, em 1956, no Conservatório Nacional de Teatro, lá permanecendo 4 anos. Estudou com o diretor João Bethencourt e estagiou com o ensaiador Jack Brown, discípulo de Stanislavski, conseguindo figurações em alguns filmes. Estreou profissionalmente em 1960, na montagem do drama estadunidense O Contato (Heffner, 2012, p. 524). Sua atuação chamou a atenção do diretor Miguel Borges, que o convidou para o curta “Zé da cachorra”, episódio de Cinco Vezes Favela. Com Miguel fez ainda Canalha em Crise, Perpétuo Contra o Esquadrão da Morte, Maria Bonita, Rainha do Cangaço e O Caso Cláudia. Ainda nos anos 60 atuou nas seguintes peças: Mistery Sexy (1964), A Juventude Não é Tudo (1965) e Dança Lenta no Local do Crime (1969). Nos anos 60 também atuou nas seguintes peças: Mistery Sexy (1964), A Juventude Não é Tudo (1965) e Dança Lenta no Local do Crime (1969). Onofre foi um excelente coadjuvante, destacando-se pelo tipo físico, pelo talento e expressividade facial, sendo, na maioria das vezes, vilão. Filmou com Nelson Pereira dos Santos (de quem foi assistente de direção), Joaquim Pedro de Andrade, Cacá Diegues, Paulo Thiago, Arnaldo Jabor e Sérgio Rezende, dentre outros. Dirigiu 4 curtas e o longa As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), produzido por N. P. Santos ,comédia suburbana em que a ginga e a malícia dão o tom. Na década de 60 criou em Campo Grande uma escola de teatro, no Ginásio Afonso Celso e, nos anos 80, montou agência de figurantes dedicada apenas a atores negros. Filmografia Ator: 1962: Cinco Vezes Favela (episódio: “Zé da Cachorra”) (Miguel Borges); 1963 - Canalha em Crise (M. Borges); 1967 - Perpétuo Contra o Esquadrão da Morte (M. Borges); 1968 - Maria Bonita, Rainha do Cangaço (M. Borges); 1969 - Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade); 1970 - Pedro Diabo (Miguel Faria Jr); 1971 - Os Senhores da Terra (Paulo Thiago); O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (P. Thiago); 1972 - Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro (William Cobbett); 1973 - Toda Nudez Será Castigada (Arnaldo Jabor); 1974 - Sagarana, o Duelo (P. Thiago); 1975 - O Amuleto de Ogum (Nelson Pereira dos Santos); 1976- O Homem de Papel (Carlos Coimbra); Marcados para Viver (Maria do Rosário); 1978 - A Dama do Lotação (Neville d´Almeida); 1979 - O Caso Cláudia M. Borges); 1984 - Memórias do Cárcere (N. P. Santos); Quilombo (Cacá Diegues); 1986 - O Homem da Capa Preta (Sérgio Rezende); 1987 - Running Out of Luck (J. Temple); 1989 - Jorge, um Brasileiro (P. Thiago); Sonhei Com Você (Ney Sant ́ Anna); Doida Demais (S. Rezende); 1994 - A Terceira Margem do Rio (N. P. Santos); 1999 - Mauá, o Imperador e o Rei (S. Rezende) Assistente de Direção: 1967 - Perpétuo Contra o Esquadrão da Morte (M. Borges); 1984 - Memórias do Cárcere (N. P. Santos); 1994 - A Terceira Margem do Rio (N. P. Santos) |
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Bibliografia | AUTRAN, Arthur. Onofre, Waldyr. In: CASARES RODICIO, Emilio (Coord.). Diccionario del Cine Iberoamericano: España, Portugal y América. Madrid: SGAE y Editorial Fundación Autor, 2011, t. 6, p. 425. |