ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | O cinema brasileiro no Festival de Cannes (1949-2017) |
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Autor | Belisa Brião Figueiró |
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Resumo Expandido | O alcance aos festivais internacionais de cinema é uma aspiração constante de muitos dos mais importantes cineastas brasileiros desde a criação dos primeiros eventos na Europa do pós-guerra, e se mantém na atualidade como o principal meio de promoção e difusão dos longas-metragens, especialmente dos chamados filmes de autor ou de arte e ensaio. Historicamente, o Festival de Cannes foi aquele que não apenas concentrou as transições vividas pelos maiores eventos, mas principalmente o que protagonizou tais renovações, servindo de palco e coxia para as reformas que se pretendia implementar nas diferentes épocas, atraindo as atenções para as tendências que buscava criar. Nesse sentido, participar de um festival dessa envergadura significa entrar para a arena dos principais cineastas internacionais e ter o seu filme comparado aos demais concorrentes e apreciado por um júri e um público especializado, cuja recepção e eventual premiação determinarão a carreira não apenas do seu realizador, mas também da própria obra, visto que a vitrine de Cannes poderá abrir ou fechar as portas para exibições em outros festivais menores e no circuito comercial de salas, no Brasil e no exterior. Partindo dessas premissas, esta pesquisa mapeou os longas-metragens majoritários brasileiros selecionados pelas diferentes mostras do Festival de Cannes, entre 1949 e 2017, buscando compreender: em quais momentos existiram políticas cinematográficas brasileiras de internacionalização que apoiaram a seleção, a promoção e a difusão dos filmes no Festival de Cannes? Ao mesmo tempo, quais eram as condições desse apoio? E quando não havia apoio direto por parte dos diferentes governos, como os cineastas chegavam ao festival francês? Para esta comunicação, serão apresentados alguns dos principais resultados desta pesquisa de doutorado, com foco nas comparações possíveis a partir dos filmes brasileiros exibidos no Festival de Cannes nas últimas sete décadas, analisando as especificidades políticas, econômicas, tecnológicas, narrativas e de recepção, em diferentes períodos. À vista disso, serão detalhados os dados encontrados a respeito das obras escolhidas pela Competição Oficial, Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica, Um Certo Olhar, e sessões especiais, em cada um desses momentos, buscando demonstrar os impactos das ações – ou inações – dos diferentes governos nas políticas de internacionalização voltadas para a promoção e difusão em Cannes. |
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Bibliografia | AMANCIO, Tunico. Sob a sombra do Estado: Embrafilme, política e desejo de indústria. In: RAMOS, Fernão; SCHVARZMAN, Sheila. (org.). Nova história do cinema brasileiro. vol. 2. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. p. 290-321. |