ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Cinema é Celebração: exibição independente no Rio de Janeiro-anos 2000 |
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Autor | Thiago Nogueira Carvalho |
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Resumo Expandido | A presente comunicação tem como objetivo apresentar as principais características da cena de exibição independente de cinema e audiovisual do Rio de Janeiro na virada dos anos 2000. Os aspectos a serem abordados integram os resultados encontrados na pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da ECO/UFRJ, defendida em 18/11/2022. Através de abordagem qualitativa, com aportes de estudos que se referenciam na sociologia da cultura e no debate da produção historiográfica, e a partir de pesquisa empírica por meio de entrevistas semiestruturadas com integrantes do movimento, a pesquisa investigou a cena a partir de cinco de seus principais eventos constituintes: Festival Brasileiro de Cinema Universitário, O Incinerasta, Cachaça Cinema Clube, Mostra do Filme Livre, e Cineclube Mate Com Angu. A relevância da cena ocorre tanto em função da vasta quantidade de pontos de exibição de filmes que surgiram pela cidade e seus arredores, quanto pela sua efervescência cultural, que reunia pessoas de diferentes origens e gerações, em eventos que, diferentemente da tradição da cinefilia clássica, misturavam a exibição de filmes com festas, shows, performances, exposições, premiações e intervenções diversas, em espaços variados e muitas vezes não tradicionais, como porões, mercados, galpões, becos ao ar livre, praças e bares. O estudo realizado pretendeu investigar também a importância do movimento para a constituição da identidade geracional dos novos ingressantes no campo do cinema brasileiro no Rio de Janeiro na época. Em uma abordagem preliminar, o objetivo foi a identificação de componentes transversais dos eventos, que dessa forma apontassem para uma visão de conjunto da cena local. Nesse sentido, a partir da análise dos resultados encontrados, essas características comuns foram organizadas em oito dimensões: 1 - origens e condicionantes; 2 - paixão e desejo de expressão; 3 - espaços presenciais de encontros coletivos; 4 - liberdade; celebração e território; 5 - provocação e experimentação; 6 - resgate histórico e artístico; 7 - informalidade e institucionalidade; 8 - audiovisual na periferia e expansão territorial. Talvez a característica principal, que melhor representa a essência da cena foi o seu caráter de celebração. Esse espírito inclusivo, agregador e festivo se manifestava de diversas formas no movimento, seja na celebração de assistir aos filmes coletivamente, no prazer da possibilidade de fazer e compartilhar filmes, assim como na descontração e intensidade dos encontros que extrapolavam os espaços constituídos de produção e exibição. Essa dimensão celebratória estava atravessada por sociabilidades típicas da cidade, como a boemia, a informalidade, a cultura de rua, e também por outras linguagens como a música, a dança, as intervenções, e ocupações artísticas. Dessa forma, estava presente também uma vinculação com a história e tradições do território do Rio de Janeiro, tanto nos filmes que eram realizados quanto na localização dos encontros e nos símbolos cultuados. Observou-se também que a formação e a vivência, escolar e universitária, principalmente em cursos de Cinema e Comunicação Social, são traços marcantes dessa nova geração de realizadores, e tiveram contribuição importante nas características formativas da cena, tanto na constituição da identidade e do ideário, quanto na forma de organização social e posicionamento cultural dos agentes. O ambiente das escolas e das universidades foi ponto de encontro e local de associação de grupos e parcerias que deram origem a diversas das principais iniciativas e manifestações dessa geração na cidade e seus arredores. Por fim, se faz necessário pontuar que o trabalho representa uma primeira abordagem sobre tema complexo. A análise das nuances, diferenças, possíveis conflitos e disputas internas, assim como a existência de grupos e manifestações desviantes e divergentes, não fez parte do escopo do estudo, e necessitaria de futuras investigações. |
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Bibliografia | BEZERRA, Heraldo [HB]. O Cerol Fininho da Baixada: histórias do cineclube Mate Com Angu. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013. |