ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Um Italiano Perdido no Vale dos Dinossauros do Cinema Brasileiro |
|
Autor | Tiago José Lemos Monteiro |
|
Resumo Expandido | Entre a primeira metade dos anos 1970 e meados da década seguinte, o cinema italiano popular-massivo de gênero produziu uma enxurrada de títulos que tematizavam o mito do canibal, segundo uma lógica de exploração de filões bastante característica do contexto audiovisual europeu de então. Tendo por antecedentes estilísticos os documentários mondo que proliferaram a partir de 1963, em sua configuração clássica o filão canibal é inaugurado por Man From Deep River (Umberto Lenzi, 1972), sendo seguido por títulos como Mountain of The Cannibal God (1978), de Sergio Martino; Last Cannibal World (1977), Cannibal Holocaust (1980) e Cut and Run (1985), todos de Ruggero Deodato; Eaten Alive! (1980) e Cannibal Ferox (1981), também de Lenzi; dentre outros. The green inferno, realizado por Antonio Climati em 1987, é considerado o canto do cisne do filão, que chegou a se interseccionar com outros universos do exploitation - como em Emanuelle and the last cannibals (Joe D'Amato, 1977) - e a ter expoentes fora do contexto de produção europeu (Primitifs, produção indonésia de 1980). Muitos destes filmes eram viabilizados por acordos de co-produção que se utilizavam de locações no sudeste asiático ou na América do Sul como forma de conferir alguma verossimilhança às regiões selvagens habitadas por devoradores de carne humana. A relação estabelecida entre as produtoras europeias e tais territórios estava longe de ser simétrica, frequentemente se beneficiando de incentivos fiscais locais e ensejando práticas trabalhistas potencialmente predatórias. Perdido no vale dos dinossauros, originalmente intitulado Nudo e selvaggio e também conhecido como Massacre in the dinossaur valley, é um longa-metragem de 1985 dirigido por Michele Massimo Tarantini que sumariza diversos aspectos característicos do modelo de produção supracitado. Como é de praxe no contexto de onde provém, Tarantini é um realizador cujo extenso currículo transita por diversos gêneros, da comédia erótica ao thriller policial, passando pelo sword & sorcery e pelo subgênero do women in prison - caso de Fêmeas em fuga, de 1984 e também rodado no Brasil (onde se encontra radicado até os dias de hoje). O roteiro aborda as desventuras de um heterogêneo grupo de viajantes, composto por um paleontólogo à procura de ossos de dinossauro, um veterano de guerra com delírios de perseguição e algumas modelos fotográficas, que se vê às voltas com diversas ameaças (do ataque de índios canibais à perseguição de um líder garimpeiro) depois que seu avião sofre uma pane e cai em território selvagem. O filme possui sequências rodadas entre o Norte Fluminense e a região dos Lagos no interior do Rio de Janeiro, bem como na Floresta da Tijuca (que, na trama, faz as vezes de selva amazônica). Na equipe técnica da obra, a presença de diversos profissionais brasileiros, como Tânia Lamarca na Assistência de Direção; Chris Rodrigues na produção executiva; e Vera Bungarten como Fotógrafa Still. Já o elenco conta com nomes representativos do audiovisual brasileiro de então, como Suzane Carvalho, Joffre Soares, Marta Anderson, Carlos Imperial e Milton Morais, muitos deles ostentando nomes americanizados nos créditos, como forma de ampliar o suposto caráter "universal" do filme - o próprio Tarantini adotava o pseudônimo de Michael E. Lemick em muitos filmes que assinou. A despeito da ausência de dinossauros, e do massacre anunciado no título permanecer apenas como uma promessa, a obra hoje desfruta do status de cult junto ao circuito do horror - sobretudo após recente relançamento internacional em Blu-Ray pela distribuidora Severin. Um dos desdobramentos da reflexão ensejada por esta pesquisa é a elaboração de um vídeo-ensaio, concebido pelo discente da Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação do IFRJ, Leonardo Saleh, e que tem por objetivo o resgate dos vestígios deixados pela produção da obra no território onde foi rodado, bem como na historiografia do audiovisual brasileiro popular-massivo. |
|
Bibliografia | BROWN, Jennifer. Cannibalism in literature and film. London: Palgrave McMillan, 2013. |