ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | A criação de histórias condicionada pela realização universitária |
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Autor | Cíntia Langie Araujo |
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Resumo Expandido | Diante do fato de que a criação de histórias para cinema normalmente pressupõe um dimensionamento da produção, nesta pesquisa buscaremos compartilhar a experiência de um circuito de aprendizagem de roteiro em duas disciplinas do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta é pensar a escrita a partir das limitações impostas pelo perfil formativo do curso, a fim de compartilhar experiências sobre o ensino de roteiro audiovisual na contemporaneidade. A pergunta de pesquisa é: como alguns dispositivos pedagógicos de um curso superior de cinema podem direcionar a criação de histórias para audiovisual? No curso da UFPel, existem três disciplinas obrigatórias de roteiro: Introdução ao Roteiro; Roteiro I e Roteiro II. Como professora responsável pelas duas primeiras, escrevo a partir de uma observação participante, refletindo sobre uma experiência de mais de 15 anos dando aulas de roteiro. A peculiaridade da trajetória de formação na UFPel é que em cada semestre os estudantes devem realizar um produto específico: um mini-curta de 1 minuto no primeiro semestre; um curta experimental de até 5 minutos no segundo; um curta-metragem de ficção de até 10 minutos no terceiro e outras variações ao longo do curso. As diferentes disciplinas de cada semestre centralizam suas avaliações nesse mesmo produto, de acordo com a especificidade de cada área. E toda essa dança inicia nas aulas de roteiro. Neste sentido, iremos pensar sobre o ensino de roteiro orientado a partir de algumas limitações: a definição de um número máximo de páginas dentro da formatação master scenes e a condição de escrever a partir de escolhas que viabilizem a produção de forma artesanal. Como diz Ikeda (2012), as decisões na feitura de uma obra audiovisual não são apenas estéticas, mas também estão atreladas a condições de produção. A condição de escrever pensando em algo que deverá ser realizado no âmbito universitário, com zero ou baixo orçamento e com equipes amadoras, acaba direcionando escolhas narrativas. Desse modo, o maior desafio nas aulas de roteiro é determinar balizas e, ainda assim, estimular a criação de histórias com densidade de personagem e conflitos singulares. Nesta pesquisa, nossa metodologia consiste em, inicialmente, compartilhar algumas práticas pedagógicas utilizadas em aula, como a exibição e análise de filmes curtos e a prática de solicitar que os alunos escrevam as etapas anteriores ao roteiro - principalmente a “lista de eventos”, um exercício prévio à escaleta (CAMPOS, 2007). Além disso, iremos apresentar alguns exemplos de roteiros escritos por estudantes, cujas identidades serão preservadas. Um destes chama-se “Uma dança”, roteiro de uma página, escrito em 2022, sobre um idoso que está numa cozinha, com o corpo e mãos sujos de sangue, e uma idosa, sua companheira, que o auxilia a limpar a sujeira. Na impossibilidade de trabalhar a profundidade das personagens através de diálogos e ações, o estudante criou uma situação que por si só já apresenta conflito e profundidade, isto é, escreveu em uma página uma ação de “tempo forte” (CHION, 1989), com a emoção elevada a um alto nível já na largada. As personagens são como circunstâncias. O conflito é posto de forma metafórica e não há uso de diálogos. Além disso, toda a história se passa em uma única locação - uma cozinha, o que facilita e possibilita a realização no primeiro semestre do curso. Nesse caso, a orientação pedagógica subverte e extrapola a estrutura em três atos (FIELD, 1995) para investir na provocação de inventar um “motor da história”, estimulando os alunos a desenvolverem uma engrenagem simples entre personagem, desejo e problema. Este e outros roteiros serão analisados para refletir sobre algumas dificuldades e outros aprendizados em torno das relações entre dispositivo e criação narrativa. |
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Bibliografia | CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. |