ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Estratégias da extrema direita no audiovisual brasileiro |
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Autor | Karla Holanda |
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Resumo Expandido | O projeto fascista, que tivemos a dor de experimentá-lo muito proximamente entre 2019 e 2022 no Brasil, é de tal maneira nefasto que para falar de seu alcance, desdobramentos e intenções, me sinto impelida a iniciar justificando a escolha de assunto tão aflitivo, que são as obras audiovisuais alinhadas à extrema direita. É o que farei, mesmo brevemente, para os propósitos desta comunicação para que, em seguida, possa me ater às características de tais produções. Acredito que ter esse assunto vivo initerruptamente parece fundamental na área de comunicação - em especial, no cinema e audiovisual. É o que tantos eventos que têm emergido na atualidade parecem nos dizer, ao reacenderem suas chamas autoritárias. Dessa forma, conhecer e discernir as características das ações da extrema direita no audiovisual parece determinante para nosso futuro. Sabe-se que a promoção do anti-intelectualismo, o delineamento minucioso de inimigos, a crença em teorias conspiratórias, invocação a um passado mítico e glorioso, admiração pelo autoritarismo e a caricata delimitação de papeis de gênero são importantes premissas da política fascista. Tais premissas estão refletidas nessas obras audiovisuais. Assim, nesta apresentação, pretendo destacar, sobretudo, os carcomidos papeis de gênero que são delineados na estruturação dessas obras, bem como a construção do discurso antifeminista, ao mesmo tempo em que busco identificar as estratégias e os efeitos usados por elas para se legitimarem. |
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Bibliografia | BALESTRO, Mayara; PEREIRA, Eduardo. Brasil Paralelo: atuação, dinâmica e operação a serviço da extrema-direita (2016-2020). In: BALESTRO, Mayara; MIRANDA, João E. Borges (orgs). Nova direita, Bolsonarismo e Fascismo: Reflexões sobre o Brasil contemporâneo. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. Pp. 326-354. |