ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Panorama das formações do filme de crime contemporâneo |
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Autor | Luiz Felipe Rocha Baute |
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Resumo Expandido | Nesta apresentação serão discutidas e analisadas as formações genéricas do filme de crime contemporâneo a partir da perspectiva dos sistema-mundo e de estudos do cinema transnacional e da crítica cultural materialista. A exposição contará com o breve exame de obras do centro hollywoodiano, de semiperiferias provenientes de cinemas nacionais e regionais variados e de apontamentos acerca de uma periferia do filme de crime. O objetivo deste trabalho é delinear procedimentos metodológicos e apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado em andamento. A terminologia de filme de crime está sendo utilizada pois as suas convenções genéricas audiovisuais foram originadas no cinema, não obstante seu emprego em obras destinadas à televisão e à internet posteriormente. Além disso, destaco que diferentes tipologias das narrativas de crime, associados ao detetivesco, às histórias de gângsters e aos thrillers de suspense, serão consideradas como variações de uma mesma matriz genérica (NEALE, 2000, p. 65). Levando em conta que formações genéricas são constituídas a partir de convenções estabelecidas entre um número expressivo de obras e de um público espectador, defendo que produções desenvolvidas por meio destas categorizações sedimentaram a composição do filme de crime moderno e contemporâneo nos EUA, assim como promoveram o desenvolvimento de ciclos tanto em Hollywood quanto em cinematografias nacionais variadas (ALTMAN, 1999, p. 60-61). Em paralelo à categorização do gênero, o uso da perspectiva dos sistemas-mundo, formulada por Immanuel Wallerstein (2004) e adaptada por Franco Moretti (2013) para o estudo no campo das artes, permitirá analisar de modo acurado o caráter heterogêneo — apesar de sua matriz compartilhada — das formações ao redor do globo. Em função de sua abrangência, a perspectiva auxilia, também, no estudo de movimentos referentes à atuação e ao desenvolvimento de formações genéricas oriundas de contextos socioculturais distintos. Almeja-se, desse modo, examinar de que maneiras diferentes cinematografias formam e informam a produção contemporânea deste gênero, considerando que seus processos artísticos “devem ser entendidos como conectados a e governados por uma lógica sócio-histórica de combinação, e não como contingentes assistemáticos” (WREC, 2020, p. 35). É importante ressaltar, entretanto, que a influência do sistema capitalista não é determinante, visto o relativo grau de autonomia do campo artístico. As notáveis diferenças entre cinematografias observadas a partir da perspectiva, resultantes dos embates entre campos muitas vezes opositores, demonstrarão as variações estilísticas a serem apresentadas. Por meio do exame de obras do centro, da semiperiferia e da periferia do filme de crime contemporâneo, serão comparados temas e tópicos, bem como diferentes composições estéticas presentes em produções influentes do gênero. De modo geral, a exposição debaterá, simultaneamente, tendências globais e obras específicas, de maneira a investigar a multiplicidade do filme de crime nos dias de hoje. |
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Bibliografia | ALTMAN, R. Film Genre. Londres: BFI Publishing. 1999. |