ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Cinema de excessos: entre a pornochanchada e o sexploitation. |
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Autor | Bruno de Sousa Araujo |
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Resumo Expandido | O trabalho pretende discorrer sobre as teorias do excesso no tangente ao campo cinematográfico. A princípio buscou-se definir com precisão a filiação da qual o trabalho descende: o excesso enquanto uma economia estética que transborda a ordem da mise-en-scène, causando estranhamento; economia essa que descende de uma matriz cultural popular e massiva, constitutivamente ambivalente, e está intimamente relacionada às práticas de mediação cultural e artística da modernidade. Abordamos, a partir da tendência ramificadora dos gêneros na cultura popular, a repetição simbolizadora como forma de engajamento espectatorial e cristalização dos gêneros, bem como o surgimento dos “gêneros do corpo” como teorizados por Linda Williams, e os filmes oriundos desta genealogia que ganharam proeminência nos anos 1960 e 1970. Ao fim, dado o devido recorte no contexto brasileiro, tentamos realocar os estudos pornochanchadeiros nesse arcabouço do excesso e da popularização do cinema de gênero, a fim de estabelecer as devidas distinções que cabem à essa produção do cinema nacional (que diverge do cinema moderno de vanguarda) e alguns de seus similares que surgiram em outras partes do mundo. |
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Bibliografia | ABREU, Nuno César. Boca do Lixo: cinema e classes populares. Campinas: Unicamp, 2. ed. 2015.
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