ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Televisão, telenovelas e remediação na China das Reformas |
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Autor | Cecília Antakly de Mello |
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Resumo Expandido | Ano após ano é uma novela chinesa de 1998 dirigida por Li Xiaolong e An Zhanjun. Compreendendo 21 capítulos, narra a vida de duas famílias em Pequim, os Chens and os Lins , de 1978 a 1998, e enfoca a relação entre Chen Huan, o filho de um projecionista de cinema, e Lin Pingping, a filha de um político perseguido na Revolução Cultural. A novela atravessa o período histórico conhecido como “Era das Reformas”, implementada por Deng Xiaoping com enorme impacto nos anos 1980 e 1990. Ano após ano emprega uma estrutura semelhante à novela Aspirações, de 1990, considerada a primeira do gênero na televisão chinesa, idealizada ainda sob o impacto da exibição da telenovela brasileira Escrava Isaura pela TV Pequim em 1984. Tanto Aspirações quanto Ano após ano apresentam sagas familiares como veículo para o tratamento de questões sociais e históricas do país, mas a última complexifica o melodrama familiar entrelaçando a história individual e coletiva da China com as transformações no universo das mídias audiovisuais. O catalisador dessa estrutura altamente intermediática e metalinguística de Ano após ano é o personagem Chen Fusheng, que trabalha em um cinema projetando filmes chineses e estrangeiros, e que é testemunha das mudanças de hábitos do público desde os anos 1970 até as vésperas do século XXI. Na minha comunicação, pretendo investigar o uso de diferentes mídias na novela, recorrendo à noção de intermedialidade, inspirando-me principalmente nos estudos pioneiros de Irina Rajewsky (2010) e Ágnes Pethő (2020). Deslocando a questão do “o que é intermedialidade” para “o que a intermedialidade realmente implica” na novela, tanto formal como narrativamente, irei discutir a forma multifacetada de reflexividade de Ano após ano, levando em consideração a noção de remediação de Bolter e Grusin (2000) - entendida como o processo que informa a genealogia da mídia através da história, e que vê o surgimento da mídia televisiva como um processo de remediação de outras mídias como o filme, o vaudeville e o rádio. Em Ano após ano, a genealogia da televisão como remediação é enfatizada através do que eu chamo de “reflexividade intermidiática”, que mostra como a evolução da mídia e a crescente mediatização da sociedade chinesa nas duas primeiras décadas do período de reforma têm impactado a formação de subjetividades no país, trabalhando tanto a favor quanto contra a homogeneização e o consenso. Por fim, desdobrarei a noção de remediação ao considerar a disponibilidade destas novelas hoje nos canais do YouTube, de forma gratuita, e suas várias sobrevidas em novas eras e para novos públicos. |
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Bibliografia | Barker, Chris (1997), Global Television: An Introduction. Oxford: Blackwell. |