ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Películas Nahim Miana: desafios da pesquisa de uma coleção de filmes |
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Autor | Vanessa Maria Rodrigues |
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Resumo Expandido | Nahim Miana foi um cineasta doméstico mineiro, natural de Santos Dumont (MG) e descendente de imigrantes sírio-libaneses, que filmou em películas 8mm e 16mm, por hobby e forma de registro da memória familiar, vivências do cotidiano dos Miana ao longo das décadas 1940 a 1970. No ano 2000, pouco antes de morrer, ele doou 34 dessas películas para a Funalfa, instituição responsável pela política cultural de Juiz de Fora (MG), cidade onde o cineasta morou a maior parte da vida, da infância à velhice. Os filmes ficaram na instituição até 2022, quando foi firmado um convênio com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) e eles foram levados para as instalações do laboratório para os trabalhos de preservação, análise e catalogação. Nesta comunicação, vamos discutir os resultados do trabalho teórico-prático de investigação da preservação e do conteúdo fílmico dessa coleção. A partir da revisão manual das películas, identificamos, entre outras, questões relacionadas à presença de microrganismos, riscos, desprendimento e estriamento da emulsão, soltura de pequenos cristais, descolamento de emendas, encolhimento, descoramento da imagem colorida, esmaecimento da imagem p&b, perfurações rompidas, acidez e síndrome do vinagre. Quando estritamente necessário, intervimos fisicamente no material. Além disso, ao examinar a documentação relativa à coleção, encontramos informações discordantes, trocadas, erradas e/ou incompletas: todos os filmes 16mm da coleção, por exemplo, estavam catalogados e disponibilizados aos pesquisadores em preto e branco (p&b), já que o acesso a eles é feito somente por meio de dois DVD’s onde os filmes foram copiados dessa forma. No entanto, a análise dos rolos apresentou uma surpresa: no meio deles, emendadas às películas p&b, também havia registros feitos em películas coloridas. Outro exemplo da problemática da documentação foi a listagem da Funalfa das produções de Nahim, que provavelmente se baseou nas anotações nas latas em que os rolos estavam armazenados: alguns títulos elencados como parte da coleção não correspondiam ao que de fato estava registrado na película. Logo, quem buscasse por um conteúdo respaldado pelo inventário da instituição, poderia não o encontrar e ainda não saber da existência de outro assunto que poderia despertar interesse. O estudo também levou em conta o conteúdo dos filmes, que foram agrupados em cinco categorias: família e infância; eventos sociais, esportivos, culturais e educacionais; práticas religiosas; vistas de Juiz de Fora; e turismo. Nesses registros, feitos inicialmente para a exibição no âmbito do lar, filmagens de recém-nascidos, brincadeiras infantis, batizados, casamentos, carnavais, desfiles militares, atividades escolares, jogos de futebol, passeios a pontos turísticos de Juiz de Fora e outros municípios de Minas Gerais, além de viagens a estados brasileiros e ao exterior. A análise das produções se baseou na tentativa de entender como Nahim filmava, quem ele filmava, os enquadramentos, campo e contracampo, presenças e ausências, que tipo de imagens foram produzidas e métodos de montagem. Como há escassos apontamentos sobre os personagens e situações registradas e muitos dos filmes, por não estarem digitalizados, seriam vistos unicamente em película durante a revisão em mesa enroladeira, para o entendimento de algumas questões foi preciso desenvolver um método de entrevista pautado no diálogo constante com a família Miana, com perguntas e respostas trocadas via aplicativos de mensagens à medida que surgiam dúvidas. Assim, respaldados nessas breves considerações, a intenção da proposta é também apresentar quem é Nahim Miana, o trabalho dele como cineasta doméstico e o estado atual de preservação das suas películas, contribuindo com o acesso, pesquisa, salvaguarda e publicização da coleção e, quiçá, com os estudos do filme doméstico no Brasil. |
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Bibliografia | CINEMATECA BRASILEIRA. Manual de manuseio de películas cinematográficas: procedimentos utilizados na Cinemateca Brasileira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Cinemateca Brasileira, 2006. |