ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | O projeto de cinema de Zózimo Bulbul e a censura brasileira |
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Autor | Cintya Ferreira Mendes |
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Resumo Expandido | Zózimo Bulbul se tornou uma figura de destaque no cinema a partir dos desdobramentos da sua estreia na direção com o curta-metragem Alma no Olho em 1974. Durante sua trajetória, dirigiu e atuou em inúmeros trabalhos audiovisuais. Zózimo sempre manteve uma forte ligação entre seus projetos dentro das artes e seu engajamento político. Sua primeira aparição no cinema foi no curta-metragem Pedreira de São Diogo (1962, Leon Hirszman) que compõe o filme Cinco Vezes Favela, realizado por integrantes do CPC. Grupo que contava com a participação de Bulbul. Mais tarde, em 2007, Zózimo funda o Centro Afro Carioca de Cinema, que demonstra uma preocupação em relação ao cinema e espaços possíveis para pessoas negras. Nos interessa pensar de que forma suas escolhas artísticas compõem um projeto político de cinema, para isso nos dedicamos a refletir sobre as motivações de Zózimo acerca de suas decisões em participar de certos trabalhos e dizer não para outros. Para isso, retornaremos ao final da década de 60. À época, Zózimo aceitou interpretar o personagem Rodney em Vidas em Conflito (1969, TV Excelsior) e negou o convite para atuar na novela A Cabana do Pai Tomás (1969, TV Globo). Propomos então uma reflexão a respeito de como Bulbul enxergava o seu trabalho, não desassociado de suas crenças a respeito da raça e do país. Em seguida, nos voltaremos para um outro projeto: o filme Compasso de Espera (1970-1973), dirigido por Antunes Filho. Não só Zózimo aceita atuar no filme, como também contribui na construção do roteiro; posteriormente Bulbul concentra suas atenções na liberação do filme que ficou 2 anos preso na censura. O filme acompanha um ano que finda e outro que se inaugura na vida de Jorge, interpretado por Zózimo Bulbul, um poeta, intelectual e publicitário. Durante a obra, somos apresentados aos territórios que Jorge habita e ao sentimento de inadequação que perpassa todos esses ambientes. As escolhas estéticas do filme corroboram na marcação da diferença entre o personagem e os espaços que ele ocupa, desde a escolha da película até os planos gerais de ambientes espacialmente brancos. Realizaremos uma análise acerca do processo estético do filme, em conjunto com o interesse de Zózimo pelo mesmo. Pensando uma hierarquia diferente dentro do processo audiovisual, que percebe a agência dos atores dentro das imagens. A apresentação propõe pensar o projeto político de Zózimo Bulbul, partindo de suas escolhas de trabalhos na televisão no final da década de 1960 e dando destaque ao filme Compasso de Espera. Iremos refletir acerca do filme dentro do seu contexto histórico, o Brasil civil-ditatorial da década de 1970 e investigar os motivos da censura sofrida por Compasso de Espera, trazendo para a discussão o documento da Divisão de Censura de Diversões Públicas a respeito do filme. |
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Bibliografia | As primeiras fotos do Pai Tomás. Intervalo. 1969, edição 340 |