ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Invisibilidade e fabulação em History Lessons (2000) |
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Autor | Clara Bastos Marcondes Machado |
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Resumo Expandido | Esta comunicação propõe a análise do filme History Lessons (2000) de Barbara Hammer a partir da descrição das estratégias empregadas na ressignificação do arquivo audiovisual e na fabulação acerca de suas lacunas através da prática do found footage. Em History Lessons, Hammer busca o que pode haver de evidência de uma história lésbica nos registros audiovisuais estadunidenses. Ao fazer uma pesquisa acerca das imagens de mulheres homossexuais produzidas nos Estados Unidos, desde o advento da fotografia até a Revolta de Stonewall, a cineasta encontra muito pouca coisa, sendo a grande maioria imagens produzidas por homens, retratando essas mulheres de forma fetichizada - em filmes pornográficos ou de softcore - ou degradante – em filmes de atualidades, por exemplo, como loucas ou criminosas. Assim, Hammer parte dessas imagens para ressignificá-las e criar uma “aula de história”, que mostra lésbicas presentes e visíveis nos Estados Unidos desde o surgimento da imagem fotográfica. O filme se estrutura em uma espécie de compilação, em ordenamento não-cronológico, de pequenas cenas independentes que se seguem sem uma relação de causalidade definida. Os recursos de montagem utilizados por Hammer, incluindo dublagens e manipulações que aproximam materiais distintos como se pertencentes à mesma cena, criam um subtexto lésbico para as imagens apropriadas e aproximam o universo da pornografia dos outros registros utilizados. A montagem de Hammer torna patente a invisibilidade lésbica na cultura visual estadunidense, ao mesmo tempo em que se permite fabular uma representação possível para essa história, trazendo-a para dentro do discurso público. History Lessons trabalha constantemente com a questão da in/visibilidade lésbica. Ou seja, ao mesmo tempo em que mulheres homossexuais estão à margem da representação na cultura visual explorada por Hammer, a sua ausência representa também a imagem de uma latência, que pode ser decodificada pelo olhar atento e treinado (BRANDÃO; SOUSA, 2019). No interior deste jogo há também os regimes de hipervisibilidade, que em History Lessons são representados pelas múltiplas cenas de filmes pornográficos encontrados. Ao longo do filme, se repete algumas vezes um material filmado pela própria realizadora, cenas em que ela percorre corredores de estantes repletas de filmes, performando o trabalho de pesquisa no arquivo audiovisual. O arquivo representado nessas cenas contrasta com o caráter transitório do material que é realmente utilizado no filme. History Lessons trabalha em grande parte com aquilo que se pode chamar de filmes efêmeros, cuja função é definida por sua utilidade: cinejornais, filmes educativos, propagandas e pornografia (WINAND; FALARDEAU, 2019). Produzidos para exercer uma função, esses materiais costumam ser considerados menos dignos de preservação do que filmes tidos como de valor artístico ou histórico. Assim, são obras que não encontram fácil preservação em arquivos oficiais, no limite correndo o risco de desaparecer da história, ao mesmo tempo em que sua recirculação em mercados alternativos e, por fim, também em filmes de found footage, as devolve ao uso a partir de uma elaboração de seu impacto na cultura visual que as produziu. Entre esses materiais, é na pornografia que a imagem da mulher encontra uma representação mais frequente, provocando o esforço de ressignificação feminista. Desde os anos 1960, Hammer desenvolveu uma obra que consiste em mais de 80 filmes de caráter experimental, a grande maioria de temática lésbica. History Lessons faz parte de um grupo de filmes que a diretora chamou de trilogia Lost queer history, composta também por Nitrate Kisses (1992), no qual a cineasta retrata práticas sexuais que são marginalizadas mesmo dentro da comunidade LGBT, e pela autobiografia Tender Fictions (1996). Assim, Hammer mostrou em sua obra grande interesse por questões relativas à memória e ao arquivo, não só como uma questão do passado, mas em especial uma construção para o futuro. |
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Bibliografia | BLÜMLINGER, Christa. Cinéma de seconde main: Esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck, 2013 |