ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | O objeto na imagética audiovisual |
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Autor | Luciana Bueno |
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Resumo Expandido | É proposto neste pensamento, uma visão do comportamento dos objetos no espaço cênico e sua participação na composição da imagem-movimento narrativa, ou seja: a obra audiovisual. Este trabalho começa por definir objeto, segundo teóricos da cultura material. No entanto é no conceito de coisa e objeto determinado por Abraham Moles que este estudo encontra sua maior ressonância. Serão abordados conceitos como “o sílex talhado e polido, em relação ao sílex bruto” (MOLES, 1981, p. 12), bem como a determinação da função do objeto na sociedade e a construção de um paralelo deste comportamento junto à narrativa cênica destacando a importância do objeto (treco, troço ou coisa) na mediação entre o ser humano e seu meio. Etimologicamente objectum significa atirar contra. Coisa existente fora de nós mesmos, coisa colocada adiante, com um caráter material: tudo o que se oferece à vista e afeta os sentidos (Larrousse). Os filósofos utilizam o termo no sentido daquilo que é pensado e se opõe ao ser pensante ou sujeito.(MOLES, 1981 p. 25) O ato de ser colocado adiante, fora do indivíduo que o criou, já determina uma forma de associação entre objeto e sujeito, objeto e objeto, objeto e tempo, ou seja, estabelece relações. E, assim, o conceito de coisa vai se encaminhando para a ideia de sistema. O ser humano gera estes objetos, mas, assim que os torna independentes de si, ele, ao mesmo tempo, cria o seu Aussenwelt (mundo exterior) e se relaciona com o seu Umwelt (ambiente) através de trocas de mensagens geradas pelos objetos que o compõem. O objeto age e é influenciado pelo conjunto, seja praticamente, se relacionando com sua função, ou psicologicamente, ao se relacionar com o seu significado, assumindo, neste sistema, o papel de mediador. Constará desta explanação também, conceitos que tangem ao mesmo tempo a narrativa, o design e a semiótica sintetizando os seguintes tópicos: Objetos relacionados entre si e com a sociedade. Objetos como mediadores da sociedade Objetos no tempo-espaço Objetos ícones, signos e significados Objetos como perversão de conceitos e sentidos Objetos de não uso e de uso Objetos de vestir Objetos que circundam a ação. Objetos como personagens Personagens como objetos Vale por último citar que esta apresentação será uma síntese da minha tese de doutorado, que está em processo de finalização e será defendida em junho no ano corrente. |
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Bibliografia | BONSIEPE, Gui. O Discurso de Ulm. Curitiba, Texto integrante do catálogo da exposição: Modelos de Ulm, Modelos Pós Ulm, 2007. |