ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | “Mundo-imagem”: um percurso de formação remoto em audiovisual |
|
Autor | Isaac Pipano Alcantarilla |
|
Resumo Expandido | O emprego da linguagem, tecnologia e recursos audiovisuais foi intensificado pelo contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), embora já fosse uma tendência da educação nos mais diversos níveis de ensino e formatos (presencial, remoto ou híbrido). Apesar de ser apenas uma dentre as dezenas de possibilidades oferecidas pela Educação à Distância (EaD), as videoaulas se configuraram como a principal opção adotada no ensino no Brasil nos últimos anos. A preferência pelo formato não é trivial: seu arranjo emula a convencional experiência da sala de aula centralizada no professor, numa atualização digital do arcaico modelo nomeado por Paulo Freire [Freire 2011, 2014] como educação bancária, na qual o docente atua como o emissor de um conteúdo, enquanto os estudantes são concebidos como invólucros vazios prontos para serem preenchidos pelas palavras do mestre. Há de se destacar que a associação não é meramente entre a sala de aula tradicional e o ensino presencial como métodos anacrônicos; e, sim, a metodologia que, na fisicalidade do encontro ou pela mediação das telas, promove a reprodução de uma dinâmica alicerçada na exposição e transmissão de conteúdos. É assim, portanto, que se estabelece uma primeira crítica ao modelo que procura emular a configuração da sala de aula presencial remota ou on-line: as videoaulas - ou “aulas filmadas” - subestimam o potencial das experiências audiovisuais, que desde os primórdios do século XX elaboram formas inventivas e originais de criar e partilhar as imagens e sons, para além do mero registro de eventos. E, no mesmo gesto, desconsideram as metodologias ativas da educação e sua extensa problematização ao paradigma transmissivo como a única alternativa para o ensino-aprendizagem. Quer dizer, as aulas filmadas não conseguem conectar integralmente o sujeito à cultura em que vivemos, nem utilizam a potência do meio audiovisual. Partindo de tais premissas, o presente trabalho tem como objetivo uma reflexão em torno do projeto-piloto “Mundo-Imagem”, um percurso formativo em edição e montagem audiovisual voltado a jovens de 15 a 29 anos, ofertado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, idealizado e desenvolvido pela Escola Porto Iracema das Artes. O projeto apresenta uma proposta formativa que se dedica à partilha de saberes e técnicas relacionadas à edição audiovisual, por meio da exposição de conceitos e obras e encontro com artistas, pesquisadores, professores e técnicos do campo audiovisual. O curso é composto de quatro módulos com três aulas cada, sendo sua espinha dorsal um programa educativo, também intitulado “Mundo-Imagem”, com duração média entre dez a 15 minutos. Cada episódio corresponde a uma aula com a qual estão relacionados diversos objetos de aprendizagem, atividades e dinâmicas, individuais e coletivas, com atenção ao desenvolvimento de habilidades e competências e não apenas à reprodução de conteúdos, totalizando 12 aulas (três para cada um dos quatro módulos - Montagem e Cotidiano, Montagem e Território, Montagem e Memória, Montagem e Corpo). Nesta apresentação, procuramos analisar a série e sua articulação com a proposta formativa, procurando compreender de que maneira a linguagem e os recursos audiovisuais estão empregados como formas de construir estratégias de ensino-aprendizagem de natureza dialógica e participativa. |
|
Bibliografia | Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43a edição ed. São Paulo: Paz e Terra. |