ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Festivais de cinema e cinemas negros. |
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Autor | Izabel de Fátima Cruz Melo |
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Resumo Expandido | Ao se falar em história do cinema, em geral há uma concentração dos olhares nos filmes, algo que se prolonga ao pensarmos nos festivais e mostras cinematográficas/audiovisuais. Contudo, a abordagem que pretendemos aqui, se propõe a colocar outra possibilidade, compreendendo o cinema como “mais que o filme”, ou seja, pensando-o como um processo amplo que transita e articula desde a formação, realização, distribuição, curadoria, programação conservação, preservação, crítica, cineclubismo, pesquisa, entre outros aspectos, nos interessa aqui justamente pensar os festivais como espaços formativos, além ou melhor, junto com a circulação dos filmes. Deste modo, nos é cara a perspectiva de Tatiana Carvalho Costa que em franco diálogo com Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento, propõe o QuilomboCinema como categoria. Alargando um pouco mais a proposição de Costa, afirmamos que o QuilomboCinema tensiona a noção de cinema brasileiro de forma ampla, por colocar em cena estes sujeitos com novos interesses e pontos de vista, proporcionando outras entradas para se pensar e escrever a(s) história(s) do(s) cinema(s) no Brasil. Assim este artigo propõe um desenho inicial, portanto provisório e aberto a reestruturações, a respeito da presença dos cinemas negros nos festivais e mostras na Bahia, que é o ponto de ancoragem da proposta. |
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Bibliografia | CARIBÉ, Pedro Andrade. Cinema de Terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Comunicação. Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |