ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | A escuta e a percepção na linguagem audiovisual |
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Autor | Olivia Hernández Fernández |
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Resumo Expandido | O seguinte trabalho estuda as relações entre os processos perceptivos e a capacidade humana de expressar e compreender as mensagens sonoras com as quais construímos o sentido na linguagem audiovisual. Tendo a percepção humana como ponto de partida, será feita uma reflexão sobre como a percepção sonora conduz nossas vivências e modifica nossa percepção no cinema. A partir dos dados coletados e analisados, o objetivo deste trabalho é também responder a quatro perguntas principais: 1) Quais são os diferentes tipos de escutas? 2) É possível ter percepções sonoras inconscientes? 3) Existem coincidências nas percepções dos sujeitos diante de estímulos idênticos? 4) Qual é a sensação perceptiva que cada variante acústica produz? A pesquisa teórica baseia-se na análise de sequências de filmes e auxilia-se no uso da análise espectral sonora, como uma eficiente ferramenta que nos permite compreender o que está acontecendo com o som. Esta investigação tem como principal propósito examinar os processos utilizados pelo ser humano para atribuir determinado sentido ao som no relato cinematográfico. Assim, o presente trabalho se localiza na intersecção entre as áreas do estudo acadêmico que abordam ambos. Nosso objetivo é, por meio desta pesquisa, colaborar com reflexões teóricas e práticas que permitam o desenvolvimento do som na linguagem audiovisual. Por isso, buscamos, na teoria sobre percepção e naquela sobre o som, recursos que possam contribuir para elaborar a expressão sonora. |
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Bibliografia | BAIBLE, Claude. La perception et l’attention modifiées par le dispositif cinéma. 1999. Tese (Doutorado em Cinema). Université de Paris VIII, Paris, 1999. |