ISBN: 978-65-86495-06-5
Título | Manutenção e ruptura de padrões na música de games brasileiros |
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Autor | Vicente Reis de Souza Farias |
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Resumo Expandido | Partindo da análise de jogos eletrônicos brasileiros da produção mainstream - jogos com claro objetivo comercial, que são disponibilizados em múltiplas plataformas, muitas vezes por meio de parcerias com publicadoras internacionais - é possível verificar que há uma busca pela exclusão de elementos que possam identificar de qual local essa produção se origina, removendo traços culturais locais e dando preferência à manutenção de padrões estabelecidos pela indústria internacional de jogos eletrônicos. Este processo de internacionalização do jogo parece se refletir com ainda mais força na produção musical. Desta forma, a música atua tanto como uma estrutura de conservação de expectativas em torno dos gêneros de jogos. É importante destacar que não se trata de uma busca por identidade nacional ou por definição de uma brasilidade. Este trabalho não dá conta de definir o que poderia ser classificado como brasilidade, dado que esta é uma construção em disputa, variando a depender do período histórico ou do prisma integrado. Busca-se discutir a presença ou ausência de elementos culturais capazes de associar a música de um jogo ao Brasil, por meio da identificação de ritmos, estilos ou gêneros musicais que são oriundos deste país, e verificar de que forma esses elementos aparecem quando são percebidos. Os jogos analisados são Dodgeball Academia, Unsighted, 99Vidas e Wolfstride. Jogos nos quais é possível identificar claras características de internacionalização e também elementos musicais que remetem à bossa nova e funk. Neste trabalho, eu discuto essas escolhas musicais em relação aos contextos nos quais estas músicas aparecem e de que forma se relacionam com este contexto de internacionalização, e o quanto estas músicas tensionam ou se conformam à tendência conservadora do uso da música em jogos nacionais. Para compreensão ampla deste problema, abordo questões relacionadas aos processos de produção de áudio para jogos no Brasil. |
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Bibliografia | Collins, Karen. Game Sound. Cambridge: MIT Press Ltd, 2008. https://doi.org/10/karen. |