ISBN: 978-65-86495-09-6
Título | Celine Sciamma e a Cena Paradoxal |
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Autor | Rossana Elisa Foglia |
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Resumo Expandido | A comunicação aborda duas obras recentes da diretora e roteirista francesa Céline Sciamma, relacionando-as com o processo de criação descrito pela diretora na palestra que ministrou para a série de vídeos produzidos para a BAFTA on Wright (série de programas da British Academy Film Awards). A diretora tem como ponto de partida uma lista de imagens, idéias e cenas desvinculadas de uma estrutura dramática, alterando a primazia da criação da história/fábula sobre a cena. A partir da categorização de regimes de identificação nas artes proposta pelo filosofo Jacques Ranciére, pretendo abordar dois regimes de identificação: o da representação que corresponde a dramaturgia ou “história” presente nos filmes de ficção, tensionado pelo regime estético que trata da consciência artística sobre a forma final do filme, propondo rupturas ou traçando caminhos que criam novas formas para se alcançar uma partilha da experiência sensível ligada ao presente. Cenas do filme de Sciamma, pela autonomia que assumem dentro do processo de criação da autora e pela forma final que adquirem nos filmes, rompendo organizações causais, serão abordadas através do conceito de “cena paradoxal” aquela que, conforme Ranciére, rompe com determinadas ordenações do sensível, As cenas paradoxais que serão analisadas correspondem a um aborto realizado em uma comunidade isolada do século XVIII, a troca de olhares entre patroa e serviçal, o beijo ritualizado entre duas mulheres nessa mesma comunidade e uma menina que convive com a mãe quando criança. Para que essas cenas possam existir a autora rompe a partir de determinado momento com as relações causais de verossimilhança da historia e com a eliminação do conflito dramático. Nos métodos de escrita de roteiros canônicos costuma-se usar o termo premissa para definir a ideia por trás da história ou conflito principal que demanda um tipo de solução, a diretora prefere usar a expressão “o desejo por trás da história” o que coloca o trabalho em um lugar diferente. Usualmente, a premissa é um texto curto que envolve o problema/conflito do protagonista da história ou uma pergunta sobre o que irá acontecer a partir do problema desse protagonista, o que está em jogo é a qualidade do problema/conflito. A ideia de uma premissa que necessariamente envolve um conflito por trás da história se afasta da idéia de “desejo por trás da história”. Céline Sciamma segue um caminho claro, buscando construir um filme ficcional sem conflito dramático. Assim, a diretora abre espaço para cenas de convivência e diálogos nas quais a memória surge não só como um elemento mágico, mas como forma de romper com o regime de representação proporcionando novas formas de organização da história. O método da cena paradoxal prosposto por Rancíere abre caminho para uma sensibilidade no presente que não encontra a sua potencialidade em regimes de representação que se baseiam em técnicas tradicionais. Os filmes analisados serão Petite Maman (2021) e Portrait of a Lady on fire (2019) tema da palestra de Sciamma . Palavras Chaves: Processos de Criação, Cena Paradoxal, Estruturas Narrativas, Roteiro Audiovisual, Regimes de Identificação nas Artes. |
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Bibliografia | Filmografia: |