ISBN: 978-65-86495-09-6
Título | Experimentações Cinematográficas em RV na Ocupação Nise da Silveira |
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Autor | ALEXANDRE MUNIZ |
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Resumo Expandido | A presente comunicação tem como objetivo apresentar os principais fundamentos que levaram a criação e produção do filme “Travessia Pelo Mundo das Imagens”, uma experiência em realidade virtual (RV), inspirada no cinema brasileiro e as obras sobre Nise da Silveira. Os aspectos a serem abordados fazem parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da ECO/UFRJ, defendida em 16/12/2022. O trabalho surgiu do interesse em produzir uma obra de cinema de realidade virtual (CRV) e da observação deste novo tipo de produção nos festivais de cinema a partir de 2015. O CRV, uma forma experimental de narrativa que funde cinema e realidade virtual (RV), oferece uma experiência sensorial impactante e um vasto potencial de desenvolvimento. Embora a RV tenha aplicações amplas em medicina, educação e indústrias como automotiva e militar, como expressão artística, enfrenta desafios na busca por uma forma narrativa. Refletindo sobre a relação entre RV e cinema, a pesquisa investiga essa narrativa e busca referências para a produção do filme. O cinema expandido é abordado como um conceito central nesta pesquisa, destacando o filme de realidade virtual como um dos produtos resultantes das novas mídias. Essa abordagem é essencial para entender a relação entre as novas formas de contar histórias e as práticas cinematográficas surgidas no final do século XIX. Nos últimos 20 anos, houve um crescimento significativo na produção audiovisual, especialmente nas modalidades digitalmente expandidas, passando por mutações e hibridizações. Dentro desse contexto, o cinema é considerado um conceito abrangente que vai além da forma tradicional de representação cinematográfica. A pesquisa destaca a presença crescente de novas formas de filmes em festivais mundiais, evidenciando uma expansão do conceito de cinema. Essa expansão remete às potencialidades sensoriais do cinema, como estudadas desde o início do século XX, especialmente no contexto do cinema de atrações, conceito cunhado por Tom Gunning. O cinema de atrações valoriza a capacidade do cinema de atrair e seduzir o espectador, muitas vezes por meio de elementos visuais espetaculares e inovadores. Além disso, a pesquisa aborda o cinema experimental e as experimentações cinematográficas ao longo da história, destacando sua importância na expansão do conceito de cinema. O cinema experimental busca explorar novas formas de narrativa e expressão audiovisual, muitas vezes desafiando as convenções tradicionais da linguagem cinematográfica. Junto às experimentações, que vão desde os primórdios do cinema até os dias atuais com o advento do digital, contribuem para ampliar os horizontes da arte cinematográfica. A análise também inclui uma reflexão sobre a relação entre as tecnologias digitais e as novas formas de captação, processamento e projeção de imagem e som. Essas tecnologias têm impactado significativamente a experiência do espectador, proporcionando sensações mais realistas e imersivas, especialmente no contexto das experiências em realidade virtual. O filme "Travessia – Pelo Mundo das Imagens" mergulha na experimentação técnica e narrativa para criar uma experiência imersiva e envolvente em RV. Inspirado nas técnicas de Georges Méliès, o projeto utiliza fusões, sobreposições, composição gráfica e filmagem quadro a quadro para construir uma narrativa dinâmica. O resultado final é uma obra que transcende os limites da narrativa tradicional e explora todo o potencial do meio para criar uma experiência única e inovadora. No cenário contemporâneo das novas mídias, o cinema ressurge como uma referência crucial para compreender as narrativas em constante evolução, especialmente no contexto das realidades expandidas. "Travessia – Pelo Mundo das Imagens" é um experimento que explora o potencial das novas formas de expressão artística e narrativa expandida, buscando influenciar a sociedade e promover mudanças significativas. |
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Bibliografia | BAIO, César. Máquinas de Imagem Arte, Tecnologia e Pós-Virtualidade. Editora: Annablume, 2015. |