ISBN: 978-65-86495-09-6
Título | Uma Jornada afro-latino americana |
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Autor | Izabel de Fátima Cruz Melo |
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Resumo Expandido | Considerando os festivais e mostras de cinema e audiovisual como espaços de centralidade da circulação de cinemas não hegemônicos, retornamos a trajetória da Jornada de Cinema da Bahia, desta vez, na década de 1980. Neste período, é possível observar as transformações nos campos cultural e político, tanto no que diz respeito ao final das ditaduras e seus desdobramentos no Brasil, como também em outros países latino-americanos, bem como a continuidade das lutas de independência e emancipação no continente africano e as modificações tecnológicas que significam a emergência do vídeo e o ocaso da bitola super-8, que implicaram em novas tensões e acomodações, refletidas nos temas e programas deste momento. A partir deste viés, observamos o aumento significativo dos filmes latino-americanos e africanos não apenas nas mostras informativas e paralelas, mas também nas competitivas, apontando, na nossa perspectiva para uma maior possibilidade de realização e circulação para além dos seus países de origem. Além disso, pensando na estrutura e organização da própria Jornada, indica a manutenção de antigas redes de apoio, tais como o Goethe- Institut, as Cinematecas do MAM/RJ e Brasileira além do surgimento de outras parcerias como o FESTRIO e a OCIC, por exemplo, que permitiam a chegada dos filmes ao Brasil. Os filmes programados apontam para um desejo ambivalente de manter a atualidade nos debates e questões então contemporâneas, dando espaço para novas formas e abordagens, contudo, com uma ancoragem muito forte no cinema político, que naquele momento perdia espaço em outros festivais, mas que não apenas se manteve como fortaleceu uma marca fundamental da Jornada dos anos 1980 em diante, apesar dos percalços que este perfil traria para a sua continuidade em um campo cinematográfico que se voltava cada vez mais intensamente para as questões e dilemas do mercado |
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Bibliografia | ABREU, Nuno Cesar (org) Golpe de vista: cinema e ditadura militar na América do Sul. São Paulo: Alameda, 2018. |