ISBN: 978-65-86495-09-6
Título | Luz, câmera, prompt! Experiências com audiovisual feito com IA |
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Autor | Roberto Tietzmann |
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Resumo Expandido | O conceito de realizar uma obra audiovisual com ferramentas de inteligência artificial generativa (IAG) tem se aproximado do cotidiano dos criadores, seja como uma potencial ameaça ou uma promessa técnico criativa, capaz de facilitar a criação de imagens complexas com maior agilidade e menor custo. Nesta comunicação, questionamos se ferramentas amplamente acessíveis, que não necessitam de capacidades técnicas específicas, podem ser usadas para a realização de um curta-metragem experimental em seu processo, mas baseado em uma narrativa com começo meio e fim com o título de “A realidade de cada um”, em desenvolvimento quando da redação deste resumo expandido. Este curta metragem faz parte de um projeto de pesquisa em andamento na PUCRS sob a orientação do proponente e a participação de dois bolsistas de iniciação científica (Mirelli Garcia e Guilherme Taborda) e um mestrando (Márcio Toson). O roteiro propõe uma observação sobre como diversos personagens vistos em um parque de uma cidade estão imersos em seus pensamentos, e como podemos ouvi-los e enxergá-los. Quem conduz esta observação são dois amigos, que podem alterar a própria natureza da realidade em um jogo de adivinhação. O roteiro foi escrito considerando as possibilidades de síntese de imagem e recursos de animação e rotoscopia disponíveis nas plataformas utilizadas. Como principais pontos deste que é um resumo submetido de um processo ainda em andamento e sem resultado final, esperado para maio de 2024, podemos oferecer os seguintes resultados preliminares de pesquisa: 1) As IAGs já estão aptas a colaborar com o polimento de textos e criação de imagens de rascunho para previsualizações de artes conceituais em diálogo com artistas; 2) As IAGs ainda não interpretam claramente comandos de enquadramentos e movimentos de câmera, ainda que possam se aproximar disto de maneiras incompletas; 3) O processo de produção se afasta da ideia de um comando direto em direção a um “debate” com um interlocutor da IAG, refinando passo a passo as imagens; 4) Uma pipeline de produção frequentemente envolve a concatenação de diferentes IAGs para alcançar os resultados desejados; 5) As imagens se situam em um espaço ontológico híbrido entre a animação pura, a rotoscopia e o live action. A apreciação do filme pelas plateias, bem como o relato completo, ficará por ser debatido assim que a obra e a pesquisa forem concluídas. |
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Bibliografia | CRAWFORD, K. Atlas of AI. New Haven: Yale University Press, 2021. |